TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Nome do Polo / Campus: Polo Unifran Campinas Centro Educacional São Miguel SP

Nome do curso: Licenciatura em Pedagogia  

Nome do aluno: Fernanda de Almeida Cruz Cunha

RGM do aluno: 16639448

Disciplina: Educação: Jogos e Brincadeiras

Nome da atividade: A importância Teórica para a Disciplina de Jogos e Brincadeiras

Nome do tutor: prof. Julianni Guerra Carolino

   

Segundo Jean Piaget, a criança brincando e jogando acessa novas descobertas e aprimora o seu desenvolvimento, Piaget (1978) afirma que os jogos são classificados por (3) três etapas que correspondem às (3) três fases do desenvolvimento infantil.

Fase sensória – motora (do nascimento até os 2 anos  aproximadamente) a criança brinca sozinha sem a utilização da noção de regras. Fase pré – operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente) as crianças adquirem noção da existência de regras e começam a jogar com outras crianças jogos de faz de conta.  Fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente) as crianças aprendem a lidar com regras dos jogos e jogam em grupos. Esta é a fase dos jogos de regras como futebol, damas, etc.

Assim sendo, os jogos e brincadeiras têm como função principal o desenvolvimento e a coordenação motora, da criança de forma divertida e prazerosa. As crianças expressam suas emoções, através de símbolos e faz- de- conta, aprendem as regras e disciplinas sem que se sintam pressionadas ou coagidas. Aprendem de forma divertida. Através dos jogos aprenderá que na vida nem sempre se vence que perder também faz parte da brincadeira, com criatividade e diversão ela se desenvolverá e paulatinamente formarão seu caráter e se tornarão parte da sociedade. Com educação, jogos e brincadeiras.

                                    Bibliografia:

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação 3° edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com