TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JORNAL CEROM: PROTAGONISMO NAS DIFERENÇAS

Por:   •  7/3/2022  •  Artigo  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 13

JORNAL CEROM: PROTAGONISMO NAS DIFERENÇAS

Cândida do Socorro Silva de Queiroz¹

Ana Beatriz Passinho Montes ²


¹
 Especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva, SEDUC-PA/SEMED, Belém, Pará;
²
 Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, SEDUCPA/SEMEC, Belém, Pará
queiroz.candida@gmail.com

Resumo

A produção do Telejornal escolar surgiu da necessidade de oportunizar motivação na aprendizagem utilizando recursos midiáticos na dinâmica do AEE (Atendimento Educacional Especializado) num grupo de 27 alunos com deficiência intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e DEPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central) da Escola em Regime de Convênio Centro Educacional Ronaldo Miranda (ERC CEROM) da rede estadual de ensino no município de Belém do Pará. O principal objetivo foi estimular as potencialidades de expressão oral, leitura e escrita, ordenação do pensamento e enriquecimento do vocabulário. A metodologia consistiu em três etapas que foram a pré-produção, produção e exposição à luz dos estudos de Vygotsky de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), num período de nove meses, os quais foram utilizados recursos reutilizáveis, da escola em colaboração com os responsáveis dos alunos. O telejornal teve como objetivo comunicacional fazer a cobertura jornalística do Projeto Dalcídio Jurandir Na Escola por meio de entrevistas, capturas de imagens e vídeos das visitas orientadas pelos professores mediadores. O telejornal foi editado com participação dos professores e alunos e apresentado na Feira Cultural da Escola. Os principais resultados foram avanços significativos nos aspectos das habilidades de expressão verbal e escrita, de memorização e verbalização do texto e na reescrita. A superação na área da comunicação e linguagem. O protagonismo em todos os momentos da execução dos trabalhos, criando textos, dando sugestões de cenário, sugestões de figurino, sugerindo locais de pesquisas. Neste sentido, os educandos sentiram-se importantes na sociedade e em poder contribuir com informações necessárias a outras pessoas.

Palavras-chave: Motivação. Deficiência. Aprendizagem. Protagonismo.

Introdução

        Marques de Melo (2006) aponta que a Educomídia é um campo de emergente de intervenção social na qual o comunicador e o educador juntam-se com o objetivo de serem produtores e agentes de um processo social onde os protagonistas são grupos populares que é resultado de uma necessidade contemporânea.

        Vilarinho (2010) afirma que as crianças e os jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e que o professor deve se adaptar a essa realidade, pois a busca pela internet, jogos em rede e outros está a todo instante levando os alunos a centrar sua atenção num envolvimento de informações aceleradas e se tudo isso não estiver presente na sala de aula, os alunos estarão desmotivados com a educação, com o professor e com a escola.

        Perrenoud (1959) afirma que os professores precisam buscar procedimentos didáticos que ajudem os alunos a enfrentarem suas desvantagens e assim serem motivados por conhecimentos escolares e quando se trata em motivar o aluno com deficiência em sala de aula, postula-se os seguintes questionamentos: é possível executar uma atividade interdisciplinar com o letramento e demais disciplinas curriculares e da literatura paraense utilizando recursos midiáticos? Pode-se relacionar vivências da realidade do educando e concomitantemente desenvolver as potencialidades de letramento através da produção de um Telejornal?

        

Objetivo

  1. Estimular as potencialidades de expressão oral, leitura e escrita, ordenação do pensamento e enriquecimento do vocabulário de alunos com deficiência intelectual;
  2. Relacionar o contexto histórico da obra “Belém do Grão Pará” com a realidade do atual do aluno;
  3. Produzir um telejornal e conhecer as etapas de elaboração;
  4. Aprender na prática o ofício do jornalista de um telejornal.

Método

A produção do Jornal Cerom foi desenvolvida no ano de 2017, no período de 9 meses, inicialmente pelo acompanhamento e registros jornalísticos, seguindo de forma esquematizada todo o processo, respeitando as limitações de cada aluno, flexibilizando os meios conforme as dificuldades encontradas no percurso, oferecendo ainda ferramentas e procedimentos específicos no sentido de complementar as necessidades educacionais existentes. Segundo Honora e Frizanco (2008) “Cada educando é único e seu potencial para aquisição do conhecimento deve ser levado em conta sempre.”

Os registros jornalísticos e todas as etapas de produção foram protagonizados e executados por 27 alunos com deficiência, matriculados no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Escola em Regime de Convênio Centro Educacional Ronaldo Miranda (ERC CEROM), localizada no município de Belém e de acordo com o cronograma houveram diferentes atividades, realizadas em outros locais dentro dos limites do município.

        O Telejornal teve como função, social e comunicacional, fazer a cobertura jornalística do Projeto Dalcídio Jurandir na Escola, que foi aplicado na ERC CEROM com o objetivo de promover o estímulo pela literatura paraense através da obra “Belém do Grão Pará” de Dalcídio Jurandir com atividades pedagógicas voltadas ao público de alunos com deficiência.

        Para a produção do Telejornal, denominado “Jornal CEROM” foi planejado três etapas:

  1. Pré-Produção:
  1. Pesquisas e estudos bibliográficos e biográficos sobre a obra “Belém do Grão Pará”, sobre o autor da obra e sobre as etapas de elaboração do telejornal via pesquisas de internet e visita a telejornal local;
  2. Visita a EEEF Barão do Rio Branco que teve como objetivo conhecer onde estudou o menino Alfredo, o protagonista da obra Belém do Grão Pará de Dalcídio Jurandir.

PRÉ-PRODUÇÃO DO TELEJORNAL

PERÍODO -2017

LOCAL

ATIVIDADES REALIZADAS

MARÇO

CEROM

  • Apresentação da obra “Belém do Grão Pará” através do contato direto;

MARÇO

CEROM

  • Apresentação oral do resumo da obra “Belém do Grão Pará”;

ABRIL

CEROM

  • Estudo biográfico do autor Dalcídio Jurandir através de pesquisas bibliográficas;

ABRIL

CEROM

  • Exibição de vídeos do contexto histórico vivenciado no enredo da obra estudada;

MAIO

CEROM

  • Consciência fonológica de palavras retiradas da obra “Belém do Grão Pará”

MAIO /JUNHO

CEROM E ENTORNO

  • Palavras geradas pelos temas: “O que tem na escola?”; “O que tem no entorno da escola”;

JUNHO

CEROM

  • Palavras geradas pelas relações aluno/escola, aluno/aluno e aluno/professor;

AGOSTO

CEROM

  • Pesquisa bibliográfica sobre o passo a passo de um telejornal;

SETEMBRO

TV LIBERAL Belém

  • Pesquisa de campo sobre como se processa um telejornal: Visita monitorada aos estúdios do Jornal Liberal.

2) Produção: 

a) filmagens feitas via celular ou câmera digital em entrevistas e registros documentais como fotos, vídeos e áudios dos entrevistados em visita na escola que Dalcídio Jurandir estudou;

b) entrevistas com pais e servidores da ERC CEROM via vídeo por celular;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com