TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e Brincadeira na Infância

Por:   •  27/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 13

                                 [pic 1]       

                                  Nome: Bruna Do Nascimento Barboza

                                  Matricula: UP19107199

                                                 

                                                 

                                        Jogos e Brinquedos e Brincadeiras

Manaus-AM

2021

Nome: Bruna Do Nascimento Barboza

 

 







Jogos e Brinquedos e Brincadeiras na infância




 

                                                                                                                 

                                                                                           

                                                                             





















[pic 2]

                                                   Manaus-AM

                                                         2021

Introdução

Portanto esse projeto está voltado para crianças das series iniciais que tem objetivo de resgatar brincadeiras e jogos tradicionais dentro do espaço escolar, reconhecendo a brincadeira como elemento importante na aprendizagem e no desenvolvimento infantil.

Esse tema surgiu devido as observações durante o recreio das crianças pode se observar que tinha criança que não consegui interagir devido ser tímida ou muitas das vezes porque não conhecia a brincadeira por ser uma brincadeira antiga. Foi a partir daí que surgiu a seguinte indagação do por que as brincadeiras são importantes na vida de uma criança.

Por isso surgiu a importância das atividades lúdicas que elas proporcionem o movimento, expressão e socialização, buscando assim resgatar as brincadeiras tradicionais e manter vivo o repertório cultural da criança, em tempos modernos.

Delimitação do tema: Área de concentração  

Devido área de concentração houve uma metodologia de ensino de se escolher a ludicidade para pôr em prática na educação infantil. Como jogo que faz com que a criança fique bem atenta para que ela não possa erra isso faz com ela se concentra naquele momento.

Problemática

Enfrentam uma grande mudança no ensino enfrentados pelos contextos escolares a inovação da educação passa por um processo onde o brincar deixar de existir na sala de aula.

                                                                                                                              Justificativa

  Essa escolha foi importante porque o jogo o brinquedo a brincadeira ajuda no desenvolvimento da criança que também pode ser um desenvolvimento para o ensino-aprendizagem.

 Por isso que o momento da brincadeira também é muito importante no período da infância, onde ela contribui de forma significativa para o desenvolvimento da criança, esse brincar te uma expressão corporal além do desenvolvimento na fase infantil, pois promove a interação, a socialização e a troca de experiência.

O jogo por é um tradicional é um patrimônio lúdico que é importante para o desenvolvimento das capacidades físicas, sendo cognitivas, sociais, afetivas e linguísticas.

Por tanto, o brincar se caracteriza, como condição de todos os processos evolutivos da criança, tendo um pouco de liberdade criadora, de afetividade, de significar e organizar sua realidade e seu mundo. Dando oportunidade de socialização, de encontrar desafios, lidar com suas limitações e conflitos e de compreender e traçar regras comuns. Isso seria o papel da escola para proporcionar um ambiente no qual o brincar faça parte, sendo que ele não deve e nem pode ficar restrito somente ao recreio.    

Sendo assim não se deve negar o universo simbólico, sob o argumento não é o papel da instituição escolar, é negar o trajeto do desenvolvimento humano e sua inserção cultural. É desviar a função da escola do processo de construção de valores e de um sujeito crítico, autônomo e democrático.  

Objetivo Geral

Trazer as brincadeiras tradicional para sala de aula, reconhecer que através desse elemento desenvolve as crianças.

Objetivos Específicos

 . Fazer esse momento para que as crianças vivenciam essas brincadeiras.

 . Identificar as brincadeiras mais utilizadas pelas crianças.

  . Construir um livro com as brincadeiras pela turma.

Referencial teórico

 A infância é considerada como se ela fosse uma construção dentro do processo sócio histórico da humanidade. Várias modificações na percepção da infância. Esta infância um pouco valorizada, e com isso os jogos e brincadeiras foram abandonadas. Um novo sentido de ser criança estava sendo deixado de lado.

Em todos os tempos, para toadas crianças, os brinquedos evocam as mais sublimes lembranças. São objetos mágicos, que vão passando de geração para geração, com incrível poder de encantar crianças. Diferente de um jogo, o brinquedo supõe uma relação intima com a criança e uma determinação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização

É no brincar que a criança vai experimentar, descobrir, inventar, aprender e conferir habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.

Segundo Huizinga o jogo pode ser considerado como uma atividade livre, conscientemente tomada como não-séria e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.

Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir, perseverar, aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar, esforça-se, ter paciência, não desistindo facilmente. Brincar é viver criativamente no mundo, ter prazer em brincar é ter em viver. Brincar sem imposições de regras rígidas e impostas torna o ato de brincar mais espontâneo e acaba que a criança por seu próprio pensar, cria, recria e modifica. Essa vasta possibilidade no momento do brincar proporciona o momento da aprendizagem aguçando sua criatividade, seu pensar e seu modo de agir com meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com