TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e Brincadeiras

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Disciplina: Educação: Jogos e Brincadeiras

Tutor: Rosângela Lemos

Aluna: Suetânia de Fátima Pereira da Cruz

RGM: 14137593

Unidade: Brincadeiras, jogos sensoriais e motoras

JEAN DE LA FONTAINE

Eu escolhi o Poeta e fabulista francês JEAN DE LA FONTAINE por apresentar em suas fábulas, em prosa ou em versos, animais como personagens. Os animais falam, sentem, pensam e agem como se fossem pessoas.  Nas fábulas, acontecimentos extraordinários acontecem e, ainda assim, nos parecem familiares.

Seus contos com animais têm características bem humanas, com defeitos e com virtudes também.  Baseado em recursos como ironia, astucia e sutileza e ainda propunha reflexões.

Quando se ensina com jogos, brincadeiras e leitura as crianças se divertem, prestam atenção, interagem com  outras crianças, tomam decisões, se organizam e produzem noções do certo e do errado, limites e conhecimentos criando uma atmosfera de motivação e prazer na sala de aula, assim desperta o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

 As fábulas,  jogos e as brincadeiras são essenciais na pedagogia e importante para que a criança se desenvolva, pois desenvolvem habilidades necessárias para o processo de alfabetização e letramento.

Quando aos pais lê uma história para seu filho, ele faz penetrar em si, os sons das palavras, a criança aumenta a quantidade de organizações linguísticas na mente e costuma criar (inventar) o mundo com um cenário ao mesmo tempo real e não real considerando o brincar como uma linguagem pelo qual as crianças se comunicam, entre si e com outras pessoas.

Eu acredito que se o professor trabalhar com o lúdico em sala de aula será a melhor maneira de ensinar. mas o professor tem que ter um plano que oriente o mesmo se não o aprendizado fica a desejar e não só isso mas irá auxiliar também professores que querem ampliar seu repertório em sala e dar uma aula com mais sabedoria e sempre respeitando o lúdico, sem faltar o Referencial Curricular Nacional.

La Fontaine foi um grande autor.  Suas fábulas nos ensinam muitas coisas, a gente lê, se diverte e aprende a ser uma pessoa melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com