TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e Brinquedos Pedagogicos

Por:   •  26/5/2016  •  Artigo  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

JOGOS E BRINQUEDOS

Segundo Fernandez (1991, p. 109) “em cada um de nós, podemos observar uma particular ‘modalidade de aprendizagem’, quer dizer, uma maneira pessoal para aproximar-se do conhecimento e para conformar seu saber. Tal modalidade de aprendizagem constrói-se desde o nascimento, e através dela nos deparamos com a angústia inerente ao conhecer-desconhecer”.

Todos nós não só precisamos, mas também gostamos de atenção! Só que alguns requerem um pouco mais, pois têm dificuldades maiores ou, necessidades específicas ou especiais e, portanto precisam de atendimento especial.

Entende-se por necessidades específicas ou especiais, as necessidades dos alunos ou das crianças, que se priorizam no processo de aprendizagem, tendo em vista um desenvolvimento integral da criança. Materiais específicos para o atendimento de necessidades lúdicas da criança cega, que servem ao mesmo tempo para a criança brincar e aprender; materiais auditivos dados à criança com problema auditivo para que ela possa discriminar os sons graves e agudos, são exemplos de jogos que proporcionam tal desenvolvimento.

Sabemos que o desenvolvimento da criança se dá com sua interação com o meio, porém a profundidade dessa interação dependerá de sua capacidade para interagir.

A criança normalmente dotada recebe estímulos e é motivada a agir, extraindo do ambiente tais estímulos provocadores que resultarão em ação. Entretanto, uma criança com necessidades especiais poderá, além de não captar estes estímulos, não saber como lidar ou reagir a eles, perdendo grandes oportunidades de desenvolver-se.

De acordo com Cunha (1992), “a criança excepcional – o termo abrange deficientes visuais, auditivos, motores ou com dificuldade de aprendizagem – mais do que a chamada normal, precisa ser corretamente estimulada para alcançar o desenvolvimento máximo de suas potencialidades. E foi por essa razão que os primeiros trabalhos em torno da utilização pedagógica de brinquedos surgiram ligados a famílias de excepcionais; todas as crianças precisam brincar, todas as crianças precisam de estimulação para se desenvolverem”. (CUNHA apud FRIEDMANN, 1992, p. 121).

Não existem brinquedos especiais para excepcionais, ou seja, os brinquedos são comuns a qualquer criança, porém, às vezes é necessário que se faça uma seleção com mais cuidado com vista às necessidades especiais quanto ao nível de desempenho da criança.

Sempre que for possível, a escolha do brinquedo deve partir da própria criança, porém, caso seja necessário, deverá haver uma seleção prévia pelo educador, para que a exploração do brinquedo seja mais enriquecedora e não cause frustrações na criança.

Cunha (apud Friedmann, 1992) traz algumas sugestões levando em consideração as limitações e as potencialidades das crianças no que diz respeito as dificuldades em abstrair. Algumas crianças, dependendo de suas limitações, têm menos possibilidades de aproveitar as situações à sua volta, podendo ficar alheias aos acontecimentos que as cercam e, portanto não demonstrarem interesse por brincar. Nestes casos, a intervenção estimuladora é necessária no sentido de apresentar o brinquedo, mostrar como funciona, iniciar a brincadeira, como formas de convidá-las a participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com