TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens e adultos

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecendo a Eja na localidade em que mora.

Existem vários projetos de Eja em andamento na rede estadual de ensino de Guarulhos. As escolas possuem planejamento individuais para se adaptar a cada tipo de turma e ciclo de Eja, mas todas são baseadas nos saberes gerais da Secretaria de Educação. Os projetos tem como foco , envolver e manter o aluno na unidade escolar, existe a tentativa constante de mantê-lo motiva e envolvido para diminuir um dos maiores problemas da modalidade , que é a evasão escolar.

2.2.2. Visitando uma sala de Eja

O professor possui formação superior, é pedagogo e possui vínculo educativo com a instituição. Ele trabalha o conteúdo do material didático de acordo com a evolução da grupo. As aulas são calmas e oentrosamento entre professor /aluno é saudável. Conversando com os alunos descobrimos que eles sentem a necessidade de “ copiar” a matéria do quadro. Quando não há matéria no quadro eles acreditam que o professor não ensinou nada. outro fato relevante é a necessidade de ser avaliado, os alunos deste ciclo gosta de fazer as provas, mesmo que o critério de avaliação desta escola seja outro - ficha descritiva de avalição - eles aplicam uma prova para satisfazer os alunos.

2.2.3. Analisando materiais pedagógicos da Eja

O material didático é considerado muito bom pela coordenação da escola , os exercícios condizem com a realidade dos alunos, e apesar de não ser seguido corretamente devido a um planejamento do professor em parceria com a coordenação da escola, o material é adequado a Eja.

Percebemos que a Eja tem servido para preencher uma lacuna que ficou em aberto na vida desses estudantes, que por falta de oportunidade não estudaram na idade regular, mas é uma oportunidade transformadora na vida de cada pessoa. Eles se sentem motivados, é um mundo novo que se abre quando eles conseguem escrever seu nome, ler a Bíblia, ou simplesmente se sentir iguais a grande maioria que os rodeia.

2.2.4. Atividades aplicadas : prática

a) Entrevista

Após realizar entrevista com um colega que não teve acesso à escola na idade adequada, concluímos que as dificuldades encontradas no seu cotidiano são inúmeras. O simples ato de pegar um ônibus torna-se um obstáculo quase intransponível, receber e solicitar informações, ir ao mercado e não entender todos os “ símbolos “ que existem, é muito sofrido sem falar na exclusão e noconstrangimento social que este indivíduo sofre diariamente.

Esse colega não freqüentou à escola na idade adequada devido a situação econômica de sua família, trata-se de uma pessoa do interior, que teve que deixar a escola para ajudar com as despesas da casa. Hoje seus netos lhe pedem ajuda com os deveres de casa e ele se sente inferiorizado por não poder ajudá-los, o mesmo sente quando vai à igreja e se sente impedido de ler a Bíblia e sua auto-estima fica comprometida. Ao perguntar se não teria o interesse de freqüentar uma escola para recuperar o tempo perdido, e tentar se alfabetizar, ele diz que talvez um dia, mas a vergonha e falta de crença nos programas sociais o deixam em dúvida.

Somos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com