TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens e adultos

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

1)O que fazer nos dias de hoje no Brasil repleto de analfabetos, para chegarmos a um Brasil alfabetizados?

Podemos culpar um pouco a cada ponto de vista pobreza, vergonha, governo, cultura, educação, e outros, são alguns  dos pontos para o analfabetismo.

Lugares do país, surgiram idéias e propostas que visavam diminuir o prazo para o analfabetismo.

Entre os intelectuais também havia, por outro lado, um certo temor de que a alfabetização pura e simples, caso não viesse acompanhada de uma formação moral se transforma-se em uma arma que por sua própria natureza é perigosa.

Nos anos 60 , denominada circulo de cultura para adultos em Angicos, sertão do Rio Grande do Norte, os educandos , adultos analfabetos moradores da região , este seria um dos exemplos , pessoas voluntárias, ajudam e incentivam adultos a voltar a estudar.

 Campanhas de alfabetização do governo Federal indicavam que as aulas para adultos deveriam ter por base a própria realidade dos alunos e que o trabalho educativo deveria ser feito.

Século xx estamos como exemplo Mobral (Movimento Brasileiro de Analfabetização) meios populares aprendem a ler e escrever, ponto forte para o analfabetismo.

Percebemos por meio de vários pontos citados de diferentes partes, que própria condição de analfabeto não é única mesmo quando estamos nos referindo a uma mesma época em uma mesma sociedade.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO                    [pic 1]

SANTO ANDRÉ – UNIDADE 3

CURSO: Matemática licenciatura

DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos

Nivea Ferreira dos Santos  RA: 2484667365 – 3 SEM.

Rodrigo Fortini Toledo RA: 00555576683

TRABALHO - I

PROFESSORA: Rosangela

Santo André 05 de outubro de 2015.

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO                    [pic 2]

SANTO ANDRÉ – UNIDADE 3

CURSO: Matemática licenciatura

DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos

Nivea Ferreira dos Santos  RA: 2484667365

Rodrigo Fortini Toledo RA: 00555576683

TRABALHO - II

PROFESSORA: Rosangela

Santo Andre 5 de outubro de 2015.

2) 0 analfabetismo nem é uma “chaga” , nem uma erva daninha “a ser irradicada, mas uma da expressões concretas de uma realidade social injusta.

Relacione a afirmativa acima com os fatos e depoimentos que constam do texto ‘vivendo o preconceito e a condição de alfabeto”

Além da metáfora da cegueira já mencionada, sobressaem no texto da imprensa outros dois conjuntos de expressões : um deles está ligado ao discurso médico higienista , que aborda o analfabetismo como mal, praga, chaga, doença passível de erradicação mediante a profilaxia da alfabetização , a ser ministrada também como remédio ou vacina em campanhas de massa.

“A gente chega num lugar, você precisa assinar, você vai entrar no banheiro, você precisa ver ali, senão entra no banheiro errado, você fica com vergonha(Alfabetizanda, Anápolis, Góias) (Citado em Abramovay e Andrade , 2005: 50)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com