TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DOS OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 5- LEVANTAMENTO DOS OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivos do Curso:

        A proposta pedagógica do E.M.E.I.F. PQ. RES. ANTÔNIO SIMONETTI, leva em conta a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

        Os objetivos do Ensino Fundamental é uma formação ampla do aluno, entendendo que ele é um ser completo, total e indivisível e para tanto as práticas pedagógicas deverão propiciar o desenvolvimento das capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas, estéticas, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício de cidadania; propiciar a todos a formação básica a partir da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema politico, da tecnologia, das artes e dos valores e das atitudes em que se fundamenta a sociedade, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância reciproca em que se assenta a vida social; o posicionamento critico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; o reconhecimento da pluralidade sociocultural brasileiro posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais , de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais  e sociais; o reconhecimento de que é o agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; o conhecimento e cuidados do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos de qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva; a utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir , expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento; o questionamento da realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a intuição, a capacidade de analise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Organização Didática:

        A escola segue as diretrizes adotadas pelo S.M.E. e orientadas pelo CEMEP, “Ler e Escrever” e “Letra e Vida”. A organização didática do Ensino Fundamental de 9 anos se baseia no Programa Ler e Escrever, ou seja, nas modalidades organizativas como as atividades permanentes, as sequências didáticas, os projetos, atividades de sistematização e as ocasionais. O programa Ler e Escrever veio para suprir os professores com didáticas atualizadas principalmente na disciplina de Língua Portuguesa e em alguns conteúdos de matemática, sem alterar a carga horaria do currículo. Todas as disciplinas e seus respectivos blocos são contemplados  no planejamento anual que se apresenta em forma de habilidades e semanalmente os professores fazem seus planejamentos semanais a fim de trabalharem todas as habilidades de cada bimestre se respaldando em uma rotina semanal para atender as cargas horarias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com