TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/2/2022  •  Artigo  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

ANA FLADIANA DA COSTA  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

 

 

 

 

 

MORRINHOS-CE  

2020

 

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

ANA FLADIANA DA COSTA

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Artigo Científico Apresentado a Faculdade Única de Ipatinga- FUNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em psicopedagogia.  

 

 

 

 

 

 

MORRINHOS-CE  

2020

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL  

                                                     Ana Fladiana da Costa

 

RESUMO: O presente trabalho acadêmico tem como objetivo contribuir para o enriquecimento dos educadores que atuam nas séries iniciais na perspectiva de um conhecimento mais aprofundado sobre “a importância do lúdico no processo da Educação Infantil”, destacando sua utilidade nos dias atuais. Foi abordado o grande cuidado que os professores devem ter com o lúdico na hora de planejar seus conteúdos programáticos, como também na aplicação do mesmo, pois este bem trabalhado certamente estará contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. Será abordada a função dos jogos lúdicos na construção do conhecimento e a facilidade de aprendizagem das crianças em alguns pontos que caracterizam brincadeiras e jogos. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.

 

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Desenvolvimento.

 

INTRODUÇÃO

 

Nesse trabalho pretende-se apresentar a importância do lúdico no processo de educação, como meio de estimular o interesse dos alunos perante os conteúdos a serem aprendidos, pois se acredita que por meio da ludicidade a criança aprende a construir seu próprio caminho e a maneira de compreender o mundo e tudo o que o cerca.

O tipo de pesquisa apresentada nessa obra classificou-se como de campo e bibliográfica. Em relação à pesquisa de campo, os autores enfatizam que a mesma tem relação com observações de fenômenos e fatos do mesmo modo como acontece na realidade, havendo a necessidade de realização de registro e de coleta de dados de modo arranjado tendo base em uma fundamentação teórica.

Sobre a pesquisa bibliográfica, os autores CERVO e BERVIAN conceituam que:

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema, a partir de referências teóricas publicadas em documentos, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existente sobre um   determinado assunto, tema ou problema. (2002, p.65).

 

O objetivo desse trabalho afinal, é ressaltar a necessidade e importância do lúcido no processo de educação infantil e como este profissional poderá desenvolver o conhecimento de forma aprazível.

A partir dessas cogitações, pretende-se definir o lúdico e mostrar a pertinência para o desenvolvimento da criança, tornando a ação de educar e aprender em algo agradável.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Há muito tempo, o lúdico vem dando uma ênfase maior no desenvolvimento da criança, pois ela sempre necessita do acompanhamento tanto dos pais como dos professores, pois é através das brincadeiras que elas descobrem a si mesmo e o outro.

A ludicidade muda o comportamento, por meio dela a criança desenvolve a autonomia e a afetividade fundamentais para o processo do aprender. Brincando elas aprendem a cooperar com os companheiros, a obedecer às regras dos jogos, a respeitar os direitos dos outros, a aceitar a autoridade, enfim, a viver em sociedade.

A partir de jogos e brincadeiras a criança se manifesta, eles são ferramentas fundamentais que ela utiliza para articular suas expressividades. Quando ela brinca, sem dúvidas vivencia atividades que participa no seu cotidiano, seja da própria família, colegas ou de outras pessoas.

A criança é um ser em desenvolvimento, sua brincadeira vai se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada momento. Ao longo do desenvolvimento as crianças vão construindo novas competências, e através do lúdico, elas se apropriam das funções sociais e normas de comportamento, esta é uma forma mais fácil para que compreendam a fundamental importância do uso diário da ludicidade pela qual começam a aprender levantar hipóteses e resolver problemas.  

O lúdico satisfaz as necessidades de crescimento e de competitividade da criança, sendo significativo para que possa conhecer, compreender e construir seus conhecimentos e tornar-se capaz de exercer sua cidadania com dignidade e competência. Os jogos lúdicos devem ser a base fundamental dos exercícios físicos impostos às crianças pelo menos durante o período escolar, pois são através deles que elas começam a ter contato com os conteúdos curriculares.

 A alfabetização se dar através de muitas maneiras e ensinar através do lúdico é uma das formas de conseguir uma educação de qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades da criança.

A brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz. (VYGOTSKY, 1984 p.131).

 

A brincadeira é uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança. Vale lembrar que ela é uma peça fundamental na sua formação. Por esse motivo, é necessário que no planejamento, o professor deva inserir a brincadeira e os jogos para serem desenvolvidos na sala de aula não deixando apenas para os momentos da educação física ou intervalos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com