TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade na Educação Infantil

Por:   •  17/11/2015  •  Monografia  •  4.833 Palavras (20 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 20

Centro Universitário Internacional Uninter

Lúdico na Educação Infantil

Santana, Ferreira Fernanda Flávia

RU 823989

Fruguiler Soares Agostinho, Tânia

RESUMO

    O presente tema refletiu sobre a importância do lúdico na vida de uma criança, ou seja, o brincar incorporado ao processo de aprendizagem e de amadurecimento humano, afetivo e cognitivo das crianças.

    Ao analisar tudo que foi estudado no curso de Pedagogia e as experiências vivenciadas durante o estágio, pode perceber a verdadeira importância do brincar na educação infantil e como a criança amadurece brincando e se interagindo com as outras crianças, o fantástico mundo do lúdico flui de maneira mágica na aprendizagem.

    O aprendizado é continuo e de tamanho valor, pois a criança em contato com esse lúdico aprende a viajar com seus pensamentos criando novas brincadeiras, explorando ao máximo o lúdico, isso tudo involuntariamente.

    Este lúdico se torna essencial na vida da criança, pois através dele a criança amadurece brincando e tem sua autoestima elevada, melhorando o seu egocentrismo.

    Partindo do objeto lúdico como ponto norteador deste trabalho trilhei com este estudo o estabelecimento de analises que identificaram essa importância na vida da criança, destacando as propostas e práticas do lúdico na educação infantil dentro do ambiente escolar juntamente com o brincar.

    Após pesquisar vários pensadores pude perceber que o lúdico faz parte da criança desde seu nascimento e esta atividade lúdica a acompanha em todas manifestações espontâneas que ela faz, fazendo parte de sua etologia humana.

    Entretanto, a pretensão deste trabalho foi de mostrar a importância da ludicidade na vida de uma criança.

    Palavra-chave: Educação Infantil. Brincar. Inclusão na Didática.

1 INTRODUÇÃO

    A educação desempenhou um papel transformador para a vida do homem e da sociedade onde o mesmo interage e intervém. Dentre as etapas do processo educativo, destaca-se a Educação Infantil, nível de ensino, que se iniciou a relação da criança com o saber formal, espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil na sua totalidade. Segundo as leis das diretrizes, “A educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade”.

    Todas as mudanças com relação à maneira de encarar a criança se devem as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que embora nem sempre tragam boas novas a educação, são imprescindíveis para suscitar novas discussões.

        A concepção de infância está no olhar da criança , que por sua vez trazem implicações diretas no papel do educador infantil, desta  forma devemos primar por profissionais, que possam trabalhar nas instituições infantis na condição de educadores não de meros funcionários, que tenham formação específicas, para fundamentar e definir um novo fazer educacional, mostrar e trabalhar novas idéias, um profissionalismo (se referindo do total compromisso dos deveres e desempenho competente) e com responsabilidades, essas citações são as ideais qualidades de um professor com comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.

    Diante de tantas mudanças, processos e aceitações a Educação deve ser norteada por um caráter educacional, que promova o desenvolvimento integral da criança, em suas diferentes e complementares perspectivas, ou seja, não devemos aceitar a manutenção de paradigmas que oferecem apenas atendimentos assistenciais, que cuidem com sentido de mera proteção, higiene, alimentação sem educá-la.

    A imagem do educador deve ser de um ator educativo e criativo, como um sujeito e cidadão com potenciais; alguém que vale a pena ouvir e dialogar e que tenha coragem de pensar, agir, que tenha vontades próprias e que faz acontecer.

        Pensando assim, a Educação não se resume em apenas cuidar mas vale lembrar que estamos se referindo de um ser pensante, ativo e a formação do professor passa a ser relevante, para que possa ter um excelente trabalho é necessário que use alguns diferentes materiais didático. Buscando sempre aprimorar é interessante que se inclua nos planejamentos de aula o lúdico, a música, a contação de história onde possa sair da rotina e prender atenção dos alunos.

        Observei melhor a educação, pude ver que muitos profissionais não tem se dedicado em preparar aula com dinamismo. Que na qual é muito importante para a criança.  O período que a criança passa na escola é de extrema importância na construção dos alicerces de sua afetividade, socialização, inteligência e consequentemente, em seu desenvolvimento integral e harmônico. Para que a escola possa cumprir esse papel, é necessário conhecer as características do desenvolvimento da criança é preciso que a escola junto com a professora organize o ambiente escolar, as atividades da semana de modo em atender às necessidades da criança na etapa da vida escolar da mesma.

        Optei por pesquisar o lúdico na escola por observar que as brincadeiras podem favorecer alguns aspectos imprescindíveis à aquisição do conhecimento tais como: a socialização, a compreensão de regras, a concentração, a atenção e a afetividade. A criança envolvida frequentemente com as brincadeiras poderá apresentar um desempenho altamente satisfatório ao longo do processo da alfabetização.

2 DESENVOLVIMENTO – Lúdico na Educação Infantil.

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Optei por pesquisar o papel do lúdico na educação infantil ao observar a atuação dos alunos que não estavam acostumados à rotina do ‘brincar’ nas aulas. Percebe que os mesmo apresentavam dificuldades em trabalhos onde exige maior nível de socialização, compreensão de regras, concentração de atenção e de afetividade.

    Acredito que, os pais perante aquela situação desacreditam da possibilidade de resultar algo positivo do que se refere às brincadeiras na escola, posto que mesmo considerando-a uma atividade desnecessária, contribuindo pouco ou quase nada para aquisição do conhecimento.

    Mas, insisto em dizer e pesquisar que o lúdico dentro da sala de aula pode trazer resultados importantes para o aprendizado de l fase estudantil do aluno. Ouso até em dizer que as brincadeiras são um ótimo atrativo para as escolas, no sentido de transformar o ambiente escolar em um lugar agradável, despertador de curiosidade e fornecendo subsídios necessários para a aprendizagem possa acontecer de forma prazerosa, confortável e natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com