TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade na Educação Infantil

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 15

LÚDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora Glaucia Simone Stenger.

Orientador Leomar Kieckhoefel.

RESUMO

O lúdico tem se tornado uma maneira agradável e eficaz se ensinar alunos, principalmente da educação infantil. A escola, ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um bom conceito de mundo, em que afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados. Por isso necessitam ser estudados por educadores para poderem utilizá-los pedagogicamente como uma alternativa a mais serviços do desenvolvimento integral da criança. Este trabalho apresenta o que é educação infantil e ludicidade. Foi feito uma pesquisa sobre os assuntos, com isso se fez uma explanação dando ênfase no porque da utilização ludicidade, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento dinâmico e desafiador em concluir a atividade com sucesso Este trabalho discute os benefícios da ludicidade, a origem da escola dentro da educação infantil. Propõe também, uma reflexão sobre aprendizagem, discutindo suas dificuldades e sua ciência..

Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema central a ludicidade na educação infantil. Dentro da ludicidade podemos obter resultados satisfatórios, principalmente em alunos com maior dificuldade, já que o “ensinar” se torna natural, pois se aprende brincando.

Neste artigo pretende-se aprofundar as praticas das ludicidade resgatando a origem da aprendizagem. Será proposto uma analise de desenvolvimento de alunos através dos benefícios da ludicidade, com maior entendimento das formas como se pode trabalhar.

O propósito, portanto, deste artigo, será auxiliar de forma geral, sobre uma visão plana sobre a ludicidade na Educação Infantil. Foi a partir de uma pesquisa bibliográfica, envolvendo reflexões de tudo que foi absorvido, podendo assim, aos educadores encontrar argumentos e ações que justifiquem suas teorias.

2 EDUCAÇÃO INFANTIL

As mudanças em nossa sociedade, impõe que existe a necessidade de que cada vez mais cedo as crianças sejam colocadas a frequentar instituições de educação infantil. O primeiro contato com a escola, a criança de depara com um ambiente que possui composição própria, com estrutura social e objetos específicos diferentes do familiar. Isso significa que ela vai ter de aprender a lidar com esse espaço, assumindo novas formas de agir de acordo com as exigências necessárias impostas a ela. Seguindo a linha de pensamento e Wallon, entende-se que “o ser total, físico-psíquico e tal como ele se manifesta pelo conjunto do seu comportamento” (Wallon, 1975 p. 131). O processo de construção da personalidade é lento e se classifica em três etapas. A primeira delas envolve a conquista do eu corporal, que envolve os impulsos emocionais, sensório-motor e projetivo. Em seguida, a segunda etapa corresponde a consciência de sí, a apropriação dos pensamentos, uma tarefa do período personalista. É nessa etapa que acontece as superações sociais, que tem como característica da primeira forma de relação com o ambiente. Nesta ocasião, entende-se a diferenciação do individuo daqueles que o cercam. Na puberdade e adolescência surge a terceira etapa da conquisto da liberdade do eu, que resulta também em conquistas cognitivas. Os seis primeiros anos de vida da criança são extraordinariamente importantes e fundamentais para um bom desenvolvimento do individuo, tanto em questões de aspecto mental, físico, social e emocional, a criança sofre mudanças muito grandes nesse curto espaço de tempo. Ela se desenvolve em tamanho, aumento de peso, age conforme seu sistema nervoso evolui e sua forma de pensar muda conforme sua interação com meio físico e social. A criança passa a lidar com uma soma cada vez maior de ideologias e conceitos, e a medida que cresce, pode expressar cada vez melhor através da fala.

A escola tem como sua principal função, promover o ajuste da criança a sociedade. Entre os objetivos gerais, destaca-se o desenvolvimento da percepção e do emocional. O que é trabalhado com os alunos, tem a obedecer uma programação rígida. Este planejamento compõe-se de atividades relativas ao conhecimento de objetos, formas, histórias, labirintos, noções de tamanho, proporção, formas, cor e etc. O bem-estar na escola é acentuada com a curiosidade e criatividade encontradas. Ao analisarmos a evolução da educação através do decorrer do tempo, podemos observar que mesmo que suas finalidades e objetivos fossem se modificando com as novas solicitações da sociedade, ela sempre se mostrou necessária.

Pode se dizer, que a escola existe com o propósito de fazer com que as pessoas se socializem. Muito mais que um âmbito familiar, é preciso deixar espaço para a expressa de outros valores e culturas. Mas a finalidade maior que a escola possui é de modo profissional. Estamos nos referindo a toda e qualquer instituição escolar que prepara para a construção de conhecimento, que ensina a importância do aprender e o sentido do trabalho. Mas o ensino que é desenvolvido em casa pelos pais possui limites, por este motivo, as crianças devem ir a escola, para alcançar maior acesso a cultura, a aprendizagem e ao desenvolvimento social.

A infância é o período que vai do nascimento até o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. A educação infantil deve ser compreendida em amplo sentido, pois ela pode englobar todas as modalidades educativas e vividas pelas crianças pequenas na família e na comunidade, antes mesmo de atingir a idade da escolaridade obrigatória. Diz respeito tanto à educação familiar e a convivência comunitária, como a educação recebida em instituições especificas. (PROINFANTIL, 2005)

A Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que tem significado concreto para a vida das crianças, e simultaneamente asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso é importante que o educador na Educação Infantil preocupa-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com