TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 6

IMPORTANCIA DO LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elayne de Almeida Silva

Prof. Andréa Rib

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0765) – Estágio II

07/06/2015

RESUMO

O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras, sem recuo na primeira linha e em espaço simples. Em um único parágrafo apresente o que foi abordado no trabalho em uma redação concisa destacando os pontos mais relevantes do trabalho.

Palavras-chave: __________.__________. __________.

1 INTRODUÇÃO

A ludicidade é assunto que tem o conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, ser o brinquedo uma essência da infância e pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Passou a ser reconhecido como uma das utilizadas para o estudo do comportamento humano.

O estagio duplos foram realizado no Grupo Escolar Municipal Firmino Alves situado na Rua São José, 353- Bairro Fátima. Itabuna-Bahia, CEP 45600002 que funcional com o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos Supletivo. A observação período dois dias tendo como cargas horárias 8 horas, A regência período cincos dias tendo como cargas horárias 20 horas.

Realizamos as atividades com os alunos, estágio foi observação pela professora de sala de aula,

APRENDER BRINCADEIRO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Esta pesquisa desenvolveu no centro de Educação infantil, localizado no Grupo Escolar Municipal Firmino Alves, o orientadora da professora Silvia da Matta. Analisar o processo de letramento e a prática de ensino para o desenvolvimento de crianças para escrita de uma professora da educação infantil, bem como analisar desenvolver práticas lúdicas que possui o processo de letramento.

Na educação infantil deve começar a explorar o trabalhando com os brinquedos e as brincadeiras que são práticas que fazem fase da infância. Numa determinada brincadeira pode ser trabalhada muitos valores cotidianos como o respeito às diferenças e as regras do jogo.

É importante um melhor entendimento do sentido do ludicidade, é necessário ter que existe uma forte influência cultural de cada região. A compreensão do ludicidade depende do modo de vida de cada agrupamento humano,diferente nos temos do engenho, no periodo colonial, criança negra ou branca, criança rica ou pobre, crinçade rua ou de palácio, cada um em seu tempo e espaço.

As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, conceitos, habilidades e valores são elementos que fazem parte do conteúdo escolar, devendo ser considerados em conjunto na elaboração de projetos pedagógicos e planos de trabalho em sala de aula.

Kishimotos a afirmação que dizia :

Os jogos são criadas e recriadas pelo homen. A criança é um ser em pleno processo de apropriação da cultura, precisando participar dos jogos de uma forma espontânea e criativa. Sendo assim, ela desenvolve a curiosidade, a criticidade, a confiança e a participação na resolução de problema relacionados ao conhecimento necessário para a apropriação do mundo da cultural. Apontando alguns jogos e brincadeiras que há muitas geração fazem parte do universo da criança e que ainda estão presentes no cotidiano infantil. Observe que as imagens que ilustram as atividades são esculturas em bronze e a descrição das brincadeiras é o resultado de pesquisas realizadas pela artista plática Sandra Guinle. ( Kishimotos. 2002. Pg. 28)

2.1 LEITURA DA HISTÓRIA

Ler história para a criança é uma forma de brincar com palavras e figuras proporicionado uma atividade prazerosa e desenvolvimento a imaginação. É muito importante se observar a entonação utilizada para contar as histórias infantis e como se dá ênfase a determindas palavras, para que a criança possa compreender o sinificado delas.

Para que a criança possa entender melhor e se envolver é importante reler os histórias e complementar com gestor. As palavras repetidas de reformar mais intensificado gradualmente vão criando significados. É as crianças avançam no discurso oral linguagem inbrativa. Os primeiros contatos das crianças com os livros e os metárias impressos são de extrema importancia para elas, mas ainda mais importante é como os professores conversam com a criança sobre a leiura e como isso é interpretado para ela. (Jesus, 2010. P. 32)

2.2 JOGO DO EXERCÍCIO SENSÓRIO-MOTOR

Foi chamado por Piaget que consiste no surgimento do reflexo através da repetição de gestão e movimentos simples, e pelo prazer que sente em esticar e encolher as pernas, observar as mãos em movimentos, chupar o dedo do pé, manipular e tocar em objetos pequenos, isto é, exercitar inúmeras vezes seus movimentos para aprimorá-los.

Nesta fase a criança desenvolve seus sentidos, seu movimentos, seus músculos, sua percepção e seu cérebro. Olhando, pegando, ouvindo, apalpando, mexendo em tudo que encontra a seu redor, ela se diverte e conquista novas realidades. Em sua origem sensório-motor, o jogo para ela é pura assimilação do real ao eu e caracterizadas manifestações de seu desenvolvimento. O bebê brinca com o corpo, executa movimento como estender e recolher braço, as pernas, os dedos, os músculos. (Almeida, 2000. Pg.42)

VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Neste o estágio é de suma importância para o formação da professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com