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LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Brinquedos e Brincadeiras

Por:   •  18/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.877 Palavras (28 Páginas)  •  255 Visualizações

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                       ALMIRENE BARBOSA SANTOS OLIVEIRA

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LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Brinquedos e Brincadeiras

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciada.

Orientadores: Prof. Diego Barboza Prestes, Lilian Gavioli de Jesus, Natalia Gomes dos Santos

OLIVEIRA, Almirene Barbosa Santos. Ludicidade na Educação Infantil: Brinquedos e Brincadeiras. 2016. 29 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2016.

RESUMO

O presente projeto de ensino tem por tema: A ludicidade na educação infantil que tem como objetivo mostrar que o lúdico se apresenta como ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos; e não deve ser visto apenas como diversão, vai além do brincar, do jogar, a criança aprende e se socializa. A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades ninguém brinca sem intenção, desenvolvendo a criatividade, a socialização com o outro, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Os professores devem adequar às brincadeiras as fases de cada criança, entender e praticar o lúdico não só como descontração, mas como eixo fundamental, peça-chave da aprendizagem. O lúdico apresenta benefícios para o desenvolvimento da criança estimulando e capacitando-as com inteligências múltiplas e participação efetiva. As propostas pedagógicas devem visar e considerar a criança centro do planejamento Curricular sendo sujeito histórico e de direitos que nas interações; relações e práticas cotidianas que vivenciam; constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre natureza e sociedade produzindo cultura, tendo o lúdico como a arte de aprimoração de saberes um instrumento pedagógico valioso para possibilitar a melhoria da aprendizagem.

Palavras-chave: Ludicidade, Aprendizagem, Brinquedos, Brincadeiras.


SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

O ser humano nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a interação na sociedade como ser participativo, crítico e criativo. Eles aprendem e renovam suas experiências a partir da interação que se tem com seus semelhantes e também pelo domínio do meio que vive.

A ludicidade é um componente importante no desenvolvimento sócio intelectual da criança. Através do mundo do faz de conta à criança age, interage e aprendem elementos do mundo real, as brincadeiras estimulam a expressão livre permitindo a representação do imaginário. Por meio da ludicidade o professor pode promover a aprendizagem da criança de uma forma prazerosa e eficiente; haja vista por intermédio de jogos e brincadeiras as habilidades e o desenvolvimento global são alcançados.

Esse projeto torna-se relevante por acreditar que a infância é a idade das brincadeiras do faz de conta, do imaginário, desconhecido, novas e vastas possibilidades e por meio delas as crianças satisfazem seus interesses, necessidades e desejos, sendo um meio privilegiado por combinar fantasia e realidade. Um dos objetivos deste trabalho está em analisar a ludicidade como aspecto que favorece o desenvolvimento da criança como um ser social e histórico, entendendo que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são suporte para que o desenvolvimento seja completo intermediando e promovendo o aprendizado.

Daí os questionamentos viáveis feitos e estudados pelos educadores. Como nós podemos levar isso até as crianças? Como proporcionar aprendizagem de forma lúdica e objetiva, eficaz e criativa? Quais são os recursos didáticos que serão usados como ferramentas de ensino? Buscando uma afirmação lógica e precisa desse projeto que aborda os pontos relevantes do quanto o brincar é vital, essencial, lógico, racional, fundamental, e eficiente para o desenvolvimento do corpo e da mente, proporciona educação integral, nasce interesse, cria, aprende e garante prazer e saber.

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