TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/3/2017  •  Monografia  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS

CLARICE GOMES DA SILVA

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bataguassu-MS

2015

CLARICE GOMES DA SILVA

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/UFMS/MEC, sob a responsabilidade da Professora Anecy de Fátima Faustino Almeida.

Bataguassu

2015

SILVA, Clarice Gomes da

ALMEIDA, Anecy de Fátima Faustino

INTRODUÇÃO

O brincar é uma necessidade básica da criança, onde contribui para a construção do saber e de sua independência, desenvolve habilidades motoras, exercitando sua imaginação e criatividade.

Nesse contexto, escolheu-se o tema: Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, pois é de grande valia explorar-mos esse assunto tão delicado no ambiente escolar.

O objetivo com este projeto é compreender os processos do brincar e das brincadeiras e as contribuições para o desenvolvimento infantil. Buscar-se-á também observar a relação da criança com o brinquedo no momento das brincadeiras e descrever como os brinquedos e jogos auxiliam no desenvolvimento infantil;

Será abordado esse tema, pois me chama a atenção diante de varias situações no cotidiano escolar que poderiam ser modificadas. Existem várias razões para que os professores utilizem a criatividade dos seus alunos, como o brincar, porem ainda há uma variedade de educadores que não adotam essas metodologias.

 

O maior desafio dos educadores é o de compreender e conhecer, o jeito particular dos alunos serem e estarem no mundo. E para isso a escola é titulada como o espaço de construção e de novos conhecimentos sobre o que a cerca. Porém sua proposta pedagógica precisa permitir a articulação dos conteúdos escolares com as vivencias e as indagações de suas crianças sobre a realidade em que vivem.

Contudo é necessário compreender onde está o erro por parte do educador em não aplicar as atividades lúdicas em suas aulas, sendo este um fator que o ajuda no desenvolvimento do aluno.

Para o desenvolvimento desse projeto será necessário levantar razões pelas quais sempre possamos melhorar o ensino e aprendizagem de nossos alunos. Diante disso, indagamos quais são as verdadeiras dificuldades que os educadores encontram em sua jornada de trabalho em inserir o brincar e as brincadeiras como ferramenta de ensino? Outro fator é pesquisar se nossos profissionais de ensino têm conhecimento no manuseio e aplicação dessas metodologias? E buscar-se-á também identificar o porquê os professores não desenvolvem propostas educativas que propiciem experiências lúdicas (brincar) e prazerosas para as crianças?

Para a base dessa pesquisa exploraremos autores renomados como, Kishimoto, Piaget, Vygotsky, entre outros.

Os métodos a serem utilizados para o futuro artigo serão bibliográficos e descritivos através de leituras de livros, artigos de revistas, textos, de um variado repertório de autores renomados que defendem o assunto desse trabalho, bem como uma pesquisa de campo para melhor aprofundarmos nossa síntese.

Este projeto está estruturado de forma bem sucinta e objetiva, através de introdução, referenciais teóricos, metodologia e conclusão.

1 CONTEXTO DE BRINCAR

No desenvolvimento humano, o brincar é uma das fases mais importantes da infância, pois a criança representa através dos jogos e brincadeiras seus impulsos, necessidades, seu segredo de viver em harmonia.

Ele demonstra nesse mundo lúdico, a fantasia, a poesia, aflora a emoção e a afetividade, ou seja, os jogos e brincadeiras são cruciais no processo ensino aprendizagem.

Segundo Vygotsky,

[...] a brincadeira é da atividade principal porque cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança, ou seja, no brinquedo a criança realiza ações que estão além do que sua idade lhe permite realizar, agindo no mundo que a rodeia tentando apreendê-lo, auxiliando-a a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Portanto brincar contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto no âmbito de grupos sociais diversos. (VYGOTSKY, 1994, P. 117)    

Para que a criança consiga proceder ao desenvolvimento integral no ambiente escolar e não apenas intelectual, mas também físico social e psicológico, onde possibilite a sua formação por inteiro, as instituições de ensino devem utilizar instrumentos que possibilitem resolver suas necessidades, ou seja, trabalhar com criatividade através do lúdico: jogos e brincadeiras, tornando-se elementos cruciais.  

Piaget observa-se que: “o brinquedo é o fornecedor da brincadeira, ele é a fonte de imagens a ser manipulada” (PIAGET, 1926, p. 59).

Porem não basta inserirmos os brinquedos e jogos em sala de aula, melhorando o ensino aprendizagem, se o fizermos sem compromisso com o tipo de brinquedo, ou seja, o brinquedo deve ser educativo, assumindo a função lúdica e educativa.

Kishimoto define ambos:

[...] Através da função lúdica, o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer, quando escolhido voluntariamente, e a função educativa brinquedo ensina qualquer coisa que complete o individuo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo. (KISHIMOTO, 2005, P. 37)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com