TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDIKO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Por:   •  11/3/2018  •  Artigo  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

                               ( NOME E SOBRENOME )

O LÚDICO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

CANTAGALO-RJ

2017

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

( NOME E SOBRENOME )

O LÚDICO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica .

CANTAGALO-RJ

2017


O LÚDICO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

                                                                                   Joana Tavares da Silva

RESUMO

  O presente artigo aborda a importância da ludicidade e o brincar na Educação Infantil e o quanto o professor faz diferença na vida do aluno. A Educação Infantil é a fase em que a criança desenvolve inicialmente, o brincar e as primeiras amizades e a oportunidade de conviver com crianças e adultos que não constituem a sua família, mas que também contribuem para a formação do Eu, desenvolvendo os aspectos intelectual, emocional, social e motor. A ludicidade e o brincar são a combinação perfeita para o dia a dia das crianças no ambiente escolar, um espaço que proporcionará o desenvolvimento das múltiplas inteligências: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial.

 Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como) Freire (2011), Borba (2006), Dallabona e Mendes, (2004), Vygotsky (1984) entre outros . procurando enfatizar a importância do lúdico e a prática pedagógica  já nos primeiros anos escolares.

Palavras-chave: Educação Infantil; Ludicidade; Jogos e brincadeiras.

Introdução

 O presente trabalho tem como tema a importância do estudo da Educação Infantil e a prática pedagógica pois ,a sociedade vem valorizando diariamente sobre a importância da qualidade de ensino para os pequenos .A Educação Infantil hoje é um dos seguimentos mais discutidos nos encontros do professores e pesquisadores do tema pois existe uma grande preocupação entre eles em relação ao ensino e à aprendizagem desta etapa, período, este, que influenciará e formará a personalidade do aluno . Dallabona e Mendes (2004), questionam o conjunto de atribuições impostas as crianças e o real papel do brincar, neste quadro moderno e afirmam que a escola se torna a solução para o encontro da criança com as interações sociais e a liberdade de agir.

Partindo da abordagem feita pelas autoras, o professor tem a função de resgatar todo saudosismo, de explorar os movimentos, as sensações e o prazer que foi deixado para trás, apontando uma forma de brincar mais divertida e original, onde há muito mais a ser explorado, a ser descoberto.

Vygotsky (1984) colabora acrescentando que quanto mais a criança estiver em contato com esses fatores, mais chances terão de aprender, ou seja, quanto mais oferecermos a oportunidade à criança, em manipular, construir, experimentar, dentre tantas formas de experiências, melhor ela se desenvolverá física, mental e socialmente.

_______________________

Joana Tavares da Silva

Graduada em Pedagogia – Unirio     Graduanda em Direito – Estácio de sá.  

Email: joana_t.silva@hotmail.com

Nesta perspectiva, construiu-se questões que nortearam este trabalho:

  • É possível compreender que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula de Educação Infantil ?

De acordo com o minidicionário Aurélio Buarque de Holanda (1977, p.73), brincar significa “divertir-se infantilmente ou simplesmente divertir-se”. Partindo dessa definição, percebe-se que o brincar é um ato espontâneo e desinteressado, onde o indivíduo se expressa e se expõe de acordo com o contexto da brincadeira. É exatamente assim que as crianças na fase pré-escolar agem, mostrando todo seu desprendimento e felicidade ao desenvolver este ato tão corriqueiro, podendo-se dizer que o brincar faz parte da natureza humana sendo de extrema importância em sua formação.

Ao observar crianças brincando, é possível perceber que quando brincam deixam de lado o mundo real e se transportam para um lugar que só pertence a elas. Ao brincar de casinha, por exemplo, cada qual tem sua função, seu espaço, seu papel. As crianças se transformam em pais, mães, avós, irmãos, animais de estimação, deixando transparecer situações vividas no seu dia a dia.

         Para Borba (2006b) as brincadeiras se tornam referência daquilo que as crianças conhecem e vivenciam e, baseadas nas experiências, recriam e reelaboram situações cotidianas combinando realidades diferentes.

Ocorre no brincar um processo de reinterpretação ativa dessas referências, possibilitado por complexos processos de articulação entre o já dado e o novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, que implicam novas possibilidades, de expressão, compreensão e ação.(p. 50).

Neste contexto, o objetivo principal é aprimorar e inovar os estudos da importância do aspecto lúdico na Educação Infantil.

Para alcançar os objetivos utilizou-se como recurso metodológico, a observação de crianças da educação infantil , pesquisa bibliográfica, realizada a partir da leitura de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados .

O texto foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como:  

Freire (2011), Borba (2006), Dallabona e Mendes, (2004), Vygotsky (1984) ,entre outros.

Desenvolvimento

A brincadeira é sugerida como ferramenta para a aprendizagem das crianças. O brincar não tem só a função específica de desenvolver a aprendizagem, sendo também uma atividade humana na qual se constrói a sociabilidade do indivíduo. Quando se enxerga o brincar só como recurso para a aprendizagem, é deixado de fora o caráter lúdico e nos preocupamos apenas com os resultados estabelecidos (BORBA, 2006a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com