TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação e Educação Inclusiva

Por:   •  7/3/2023  •  Seminário  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Pensando na disciplina de Legislação e Educação Inclusiva montamos esse roteiro de web-aula com o intuito de conscientizar e sensibilizar os alunos referentes às necessidades inclusivas no meio social e principalmente educacional da pessoa surda.

No início da aula o professor começa um discurso apenas em Libras, sem acessibilidade as pessoas ouvintes que não dominam a língua de sinais. Logo após alguns minutos inicia uma fala oral sendo interpretada pela janela de interpretação, tornando todo o conteúdo acessível. Essa fala oral tem como objetivo mostrar aos alunos ouvintes como se sentem os surdos em uma conversa com pessoas que não dominam Libras, ou não tem um movimento de tentar se comunicar de forma visual com os surdos. Será apontado barreiras de comunicação que acontece com os surdos nos mais diversos espaços na sociedade e proposto uma reflexão sobre esse tema.

Feita a reflexão daremos início a explanação a respeito da educação inclusiva, fazendo um panorama histórico abordando desde a exclusão que sofriam, passando pelas conquistas legais e sociais até o dia de hoje, que recentemente conseguimos a inclusão da educação de surdos como uma modalidade na LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

Ao final da aula será disponibilizado um link de um formulário onde os alunos irão colocar suas percepções sobre o conteúdo apresentado na web-aula.

Nesse formulário o discente fará a primeira reflexão sobre as barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda em uma sociedade majoritariamente ouvinte. Após será pedido ao aluno que faça apontamentos sobre as leis e documentos apresentados em aula, que norteiam a educação inclusiva, pensando na nossa realidade, principalmente a vivida na escola em que estão inseridos, pediremos que apontem o que poderia melhorar para a escola ser mais inclusiva.

Por fim um campo em que pediremos um feedback sobre a web-aula, para que os alunos coloquem suas impressões, sugestões, críticas e etc.

Documentos apresentados:

-

Pletsch, Márcia DeniseA formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista [online]. 2009, n. 33 [Acessado 7 Outubro 2022] , pp. 143-156. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010>. Epub 10 Ago 2009. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com