TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação educacional

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

PEDAGOGIA

ADMARLY THAIS ANDRADE

RGM 14301806

QUADRO SÍNTESE- LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

OSASCO

2015

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

PEDAGOGIA

ADMARLY THAIS ANDRADE

RGM 14301806

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais, como parte da avaliação referente ao curso de pedagogia. Professora: Daniela Oliveira.

OSASCO

2015

QUADRO SÍNTESE- LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Afinal, tendo uma boa educação escolar formaremos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com o Estado, como também formaremos bons profissionais.

Tendo bons profissionais, desenvolveremos a ciência e a tecnologia aprimorando produtos e empresas. Tecnologia, aliás, usada para a Educação a Distância.

Somente com educação a população será capaz de formação critica, pois terá o seu desenvolvimento pleno.

A Constituição Federal diz que a educação visa à formação do ser humano para o seu desenvolvimento intelectual e laboral a LDB de 1996 Lei 9394/96 garante e assegura a educação escolar desde a educação básica ao ensino superior e seus equivalentes.

NÍVEL

IDADE

MODALIDADE

Educação Básica

0 a 5 anos

Ensino Infantil

OBJETIVO: Oferecida pelo município não é obrigatório os pais ofertarem aos seus filhos, mas direitos deles, visa o desenvolvimento das crianças seja no campo social e ou habilidades motoras, psicológicas.

NIVEL

IDADE

MODALIDADE

Educação Básica

6 aos 14 anos

Ensino Fundamental

OBJETIVO: Com duração de 9 anos de ensino esta fase já é obrigatória para os alunos pode ser dividida em séries  anuais ou ciclos. Ao final o aluno deverá ser capaz de compreender o que acontece ao seu redor seja no meio ambiente, no campo geográfico ou de ciências naturais, relações pessoais, bem como o domínio de cálculos.

NÍVEL

IDADE

MODALIDADE

Educação Básica

15 aos 17 anos

Ensino Médio

OBJETIVO: Sua oferta também é obrigatória, visa o preparo para uma vida profissional, aprofunda o aprendizado anterior. Prepara o aluno para a formação técnica ou cursos superiores, pois ao final, seu pensamento crítico e intelectual estará totalmente formado.

NÍVEL

IDADE

MODALIDADE

Educação Superior

A partir dos 18 anos

Educação Superior

OBJETIVO: Os alunos desta modalidade são os concluintes do ensino médio, o curso permite a graduação em diferentes áreas profissionais. Para especializar-se na área cabe ainda os níveis na ordem dada, pós- graduação, mestrado e doutorado

NÍVEL

IDADE

MODALIDADE

Educação de jovens e adultos

A partir dos 15 anos

Educação de jovens e adultos

OBJETIVO: Oferecida aos jovens que em idade apropriada não puderam estudar, visa sua formação contínua. Sua garantia de oferta acontece pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, “SECAD”.

NÍVEL

IDADE

MODALIDADE

Educação Especial

Indiferente

Educação Especial

OBJETIVO: Deve ser praticada como inclusão e oferecida nas redes públicas de educação. Os alunos desta modalidade são portadores de necessidades especiais, sendo assim este ensino requer professores especializados. É dever do Estado garantir sua oferta conforme a Constituição Federal de 1988 e a LDB de1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com