TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL COUTO DE MAGALHÃES.

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CAMPUS DE CARACARAÍ

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL COUTO DE MAGALHÃES.

CARACARAÍ-RR

JUNHO/2015

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL COUTO DE MAGALHÃES.

Projeto de pesquisa apresentado a Universidade Estadual de Roraima – UERR, como requisito para a obtenção de notas da disciplina de Introdução à pesquisa.

CARACARAÍ-RR

JUNHO/2015

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL COUTO DE MAGALHÃES.

1. INTRODUÇÃO

Ultimamente, tem sido muito discutida, a questão da leitura na educação do Brasil e no mundo, a situação do ensino escolar, a qualidade do material didático, o interesse dos professores e alunos sobre a importância da leitura no ensino e aprendizagem, a preocupação dos pais com os filhos na questão da leitura. Muitas vezes a culpa é jogada de um lado para o outro, sem que haja uma solução para tantos problemas. A educação é algo que precisa ser levada a sério, ser observada com mais atenção. Existe a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento dos alunos sobre a questão voltada a leitura, principalmente nas séries iniciais, já que é na infância que se inicia o processo de alfabetização, criando assim, o gosto pela leitura, podendo atuar mais tarde como um bom leitor na escola e na sociedade.

2. PROBLEMA:

Será que os professores e alunos dos Anos Iniciais da Escola Municipal Couto de Magalhães tem clareza da importância da Leitura para o processo do ensino e aprendizagem? 

  1. JUSTIFICATIVA:

Este projeto “A importância da leitura nos Anos Iniciais”, justifica- se pela preocupação com os alunos no que se refere ao ensino e a aprendizagem da leitura na escola, pois a cada dia os alunos perdem o interesse e o gosto pela leitura, cabe o docente procurar a melhor forma de se trabalhar a leitura nas séries iniciais, despertando e estimulando o gosto dos alunos pela leitura de forma prazerosa.

Acreditando que ler faz os alunos viajarem em busca de novos horizontes de conhecimentos, surge à oportunidade de desenvolver esse projeto sobre a importância da leitura nas séries iniciais da Escola Municipal Couto de Magalhães na Sede do Município de Caracaraí- RR.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral: 

Investigar a importância dada pelos professores e alunos a respeito da importância da leitura como ponto relevante no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais, compreendendo o porquê dos alunos apresentarem dificuldade na prática da leitura em sala de aula.

  1. Objetivos Específicos
  • Instigar alunos e professores a respeito da importância da leitura nos anos iniciais, através de aplicação de questionário e conversa informal durante as observações;
  • Detectar a falta de interesse dos alunos na questão da leitura, através de observação na sala de aula;
  • identificar ações e estratégias da escola e dos professores voltadas a prática de leitura na sala de aula;
  • Confrontar as informações dadas a respeito da importância da leitura nos anos iniciais com as ações e estratégias detectadas para o incentivo ou prática da leitura na sala de aula.

5.  METODOLOGIA

Quanto á forma de abordagem da pesquisa é de característica qualitativa, além de ser uma opção do investigador, justifica-se, sobretudo, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social.

Para Minayo (2003) a pesquisa qualitativa da metodologia de pesquisa é o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de técnicas a ser adotada para construir uma realidade.

Com base nos objetivos é de natureza, exploratória. De acordo com Vergara (2004) uma investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Andrade (2001) complementa dizendo que esta configura-se como a fase preliminar, que busca proporcionar maiores informações sobre o assunto que vai se investigar.

Para Gil (1986), as Pesquisas Descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, ainda, o estabelecimento de relações entre as variáveis.

Utilizou-se também o método bibliográfico de investigação sobre “A importância da Leitura nas séries iniciais”. Diante disso o “levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, sites, publicações avulsas e imprensa escrita, para o levantamento, análise e estudo de informações referentes ao objeto pesquisado” (MARCONI e LAKATOS, 2001).

O Instrumento de Coleta de Dados e pesquisa será feito através de questionários abertos, tendo como público alvo, professores e alunos das séries iniciais da Escola Municipal Couto de Magalhães do Município de Caracaraí- RR.

6. REFERÊNCIAL TEÓRICO

O Livro Lendo e Formando Leitores é da obra de Wanda de Andrade Antunes, vol. 1 é circuito campeão. Wanda de Andrade Fernandes é Doutora em Educação pela USP, com tese defendida na área de biblioteca. Mestre em Planejamento Bibliotecário pela UnB entre outras graduações. Dedica- se a projetos de desenvolvimentos de leitura e uso da informação de professores na escola, família e comunidade, além de atuar como Consultora para estados e municípios brasileiros na criação de redes de bibliotecas escolares e públicas, no programa sobre leitura e programa de Biblioteca Digital Multimídia, convênio Embratel 21/UnB/FBN.

O Instituto Ayrton Senna mantém propostas nos programas, “Se liga, acelera Brasil é circuito campeão, tendo por diretrizes o desenvolvimento do potencial das novas gerações. Não Basta corrigir o fluxo escolar; o importante é mantê-lo e para que isso ocorra, é preciso transformar a atual pedagogia da repetência em pedagogia do sucesso. Uma das estratégias básicas é fortalecer as habilidades da leitura e do domínio do código escrito da linguagem.

Assim, aprender a ler é um dos eixos fundamentais nas séries iniciais. Desta forma, o professor está envolvido diretamente nesse processo, afinal um professor leitor que tem paixão pela literatura, que aprecia verdadeiramente a leitura, influencia positivamente seus alunos.  . Para manter aceso o hábito da leitura, segundo Bamberger (2002, p.20):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com