TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3 - PROBLEMA............................................................................5

4- JUSTIFICATIVA.......................................................................6

5- REVISÃO TEÓRICA................................................................7

6- METODOLOGIA......................................................................8

7- CRONOGRAMA.......................................................................9

8- BIBLIOGRAFIA........................................................................10

9- ANEXOS..................................................................................11

1- INTRODUÇÃO

Diante da necessidade encontrada em sala de aula de alunos que não aprendem ou aprendem mal, é que busco embasamento teórico para melhor atendimento das crianças, que apresentam dificuldade na aquisição da leitura e escrita, para melhor lidar com as suas dificuldades, buscando sempre compreender como é que elas aprendem, para poder melhor ajudá-las e tirar da condição de “fracassadas”.

Sendo assim, o estudo será desenvolvido em uma escola municipal de Campo Grande/MS, acompanhando estudantes do 1º ano da referida escola, analisando como se dá o trabalho do professor diretamente nas suas reais dificuldades, quais as práticas e as estratégias usadas para atender essas crianças, apesar das diversas dificuldades que o professor de classe comum encontra, desde materiais, humanos e estrutura física. E assim mesmo conseguir trabalhar com essas crianças de modo a favorecer a aprendizagem e a inclusão.

4

2- OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL: Analisar porque um número tão grande de crianças tem dificuldade na aquisição da linguagem escrita.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Investigar como o professor lida com a heterogeneidade de aprendizagens na sala de aula.

Verificar a participação dos pais no processo de ensino aprendizagem das crianças.

Citar estratégias usadas pelas professoras que contribui para o progresso dos alunos com dificuldades.

5

3- JUSTIFICATIVA

Geralmente um dos desafios da escola é trabalhar com a criança que apresenta algum tipo de diferença no processo de aprendizagem, pois, muitas vezes o professor não sente preparado para intervir em suas dificuldades o que faz com que estas fracassem.

Tendo em vista que uma escola pública há salas numerosas e o fator socioeconômico da família que restringe o acesso à informação (livros, revistas, TV por assinatura, internet...), a bens culturais (museus, teatro, cinema...) e a cursos.

Assim sendo, esse projeto visa detectar quais as dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula? Como se dá o trabalho com os alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita? Quais estratégias utilizadas? Se a família é participativa ou ausente?

6

4- REVISÃO TEÓRICA

Aprendizagem é um processo que dura toda a vida; aprendemos para sobreviver. Quando a criança não aprende não é que o professor não está ensinando, mas talvez aquela criança precisa de uma mediação diferente. Faz se necessário do professor conhecer a faixa etária, o desenvolvimento de cada criança, tendo claro o que ela sabe e o que ela precisa saber para atuar na zona de desenvolvimento proximal, oferecendo experiências necessárias para a criança avançar. As atividades precisam ser adequadas dentro da capacidade de assimilação da criança. Soares (2010, p.21) aponta que a Zona de Desenvolvimento Proximal não é igual para todos, e o nível potencial está sempre à frente do real.

O professor precisa ter conhecimentos das teorias de Vygotsky e Piaget, pois ambos falam como se dá aprendizagem na criança.

A teoria de Piaget aproxima da teoria de Vygotsky porque ambos reconhecem o papel da relação entre indivíduo e a sociedade. De acordo com Piaget, o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estágios: período sensório-motor (0 a 2 anos) pré-operatório (de 2 a 7 anos) operatório-concreto (de 7 a 12 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos).

Esses períodos são os mesmos para todos os indivíduos, entretanto Soares (2010 p. 12) “a idade cronológica que o indivíduo tem em um estágio ou em outro pode variar, de acordo com os estímulos que recebe.”

Segundo Zorzi (2003, p.11)

No que se refere à escrita, para aprendê-la, a criança necessitará viver em uma sociedade letrada ou, mais especificamente, fazer parte de algum segmento da sociedade que tenha acesso ao letramento. O analfabetismo nada mais é do que a falta de oportunidades que as pessoas têm para aprender a ler e escrever numa sociedade letrada.

Dentro de uma sala de aula pública o professor encontra crianças que não tem esse acesso rico, oriundo de uma família pobre com poucos recursos para oferecer para seu filho, mas por outro lado tem também aquele aluno que é pobre, porém os pais procuram oferecer para os seus filhos atividades do seu cotidiano chamando atenção para leitura, escrita e contagem; desde uma receita de bolo a compras no supermercado, os pais envolvem seus filhos nessas práticas que faz com que a criança tenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com