TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de sentidos

Relatório de pesquisa: Leitura e produção de sentidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

CONCEPÇÃO DE LEITURA____________________________________03

ESTRATÉGIAS DE LEITURA___________________________________03

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS _________________________04

GENÊROS TEXTUAIS __________________________________________05

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS- REVISTA VEJA_________05

COESÃO _______________________________________________________08

TEXTO NARRATIVO____________________________________________10

TEXTO DISCRITIVO_____________________________________________10

TEXTO DISSERTATIVO__________________________________________10

TEXTO ARGUMENTATIVO_______________________________________11

PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO________11

REFORMA ORTOGRÁFICA_______________________________________13

CONCLUSÃO_____________________________________________________15

BIBLIOGRAFIA___________________________________________________16

CONCEPÇÃO DE LEITURA

A leitura tem um papel muito importante em nossas vidas e em nossa formação escolar. Em meio a tantas discussões ficam algumas perguntas como: O que é ler? Para que ler? Como ler?

É entendida como a atividade do autor de captar idéias, sem contar as experiências e os conhecimentos do leitor.

Língua como estrutura ou como código. O texto é visto como um produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.

Língua como interação autor texto leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente- se constroem e são construídos no texto.

Assim a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exigindo do mesmo bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

As estratégias são formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de dado informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.

Existem alguns meios que podemos utilizar para quebrar esses tabus:

Leitura em voz alta – se lermos em voz alta, conseguiremos nos concentrar melhor. Pois a leitura silenciosa permite que outros pensamentos nos tire a atenção.

Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe seus pensamentos sobre o que lê. Esta prática faz com que a pessoa se interesse pela leitura sem perceber.

Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois de analisadas novamente no texto.

Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo vai imaginando os fatos.

Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui sobre o que lê. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir. Este método causa tranquilidade e conforto.

Questionário – fazer perguntas sobre o texto torna a leitura fácil para algumas pessoas. Trata-se de elaborar um questionário sobre a leitura, respondendo a si mesmo. Porém, há a possibilidade do mesmo fazer uma pergunta de cada parágrafo que julgar mais importante.

Resumo – fazer uma síntese do texto à medida que lê. A cada parte que achar mais importante, o leitor escreve uma oração que o resume em um papel ou então no próprio livro, ao lado do parágrafo.

LEITURA E PRODUÇAO DE SENTIDOS

A leitura é sempre uma produção de sentido, portanto não existe uma leitura simples e externa a qualquer tipo de referência. Ler é dar sentido de conjunto, no qual ocorre uma espécie de troca entre leitor e autor. Buscando, assim, constituir o sentido e não encontrar o sentido desejado pelo autor.

Os leitores podem ser definidos em três aspectos sendo eles: historia, fisiologia e biblioteca.

A história pode ser coletiva, pessoal, contemporânea e mítica, ela orienta nossas leituras.

A fisiologia representa o corpo leitor, com diferentes atitudes diante da leitura.

A biblioteca, trabalhado pelo autor, mostra que qualquer leitura pode ser comparativa. É indispensável a biblioteca para ler e escrever, pois sem ela é impossível construir um sentido.

GENÊROS TEXTUAIS

Gêneros textuais são as definições que se aplicam a vários textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito, os textos que circulam no nosso cotidiano se classificam em uma diversidade de gêneros textuais de acordo com as características apresentadas como formato, função, assunto entre outros.

São muitos os gêneros textuais, sem perceber usamos vários deles para nossas práticas sociais, podendo ser elas: bilhete, carta, dialogo pessoal, receita culinária, romance, novela, conto, lista de compras,aula virtual, piada, resenha, horóscopo, cardápio de restaurante, e muito mais. Atualmente com a inovação da tecnologia temos também novos tipos de gêneros textuais que são: MSN, facebook, bate papo on line, Orkut, twiter, blog e etc.

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA.

Em pesquisa realizada na revista veja. Foram encontrados os seguintes gêneros textuais e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com