TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura infantil

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7
  • Atividades colaborativa aula-tema 01 a 04

Acadêmica Márcia de Melo Barbosa  RA;7297616844

  • Aula-tema 02 Literatura Infantil

[pic 1]

Sala de aula, Pátio e Biblioteca.Quais recursos e materiais são necessários? O que o professor deve prever para organizar esses ambientes? É preciso considerar a adequação para ler e/ou contar histórias de acordo com as respectivas faixas etárias.

Leitura em sala de aula para alunos com 0 a 3 anos:

Para organizar um ambiente propício a determinada faixa etária, é necessário considerar também a história de vida de cada criança, a cultura local e as características gerais do grupo (interesses e desejos). Inúmeras são as possibilidade de organização e de uso de materiais.Um ambiente organizado para a promoção da segurança e da autonomia do bebê tem a função de dar apoio à exploração e ao conhecimento dos ambientes, pessoas e objetos. Uma sala organizada compõe-se de cantos de atividades e materiais que possibilitam a exploração/investigação individual ou em pequenos grupos, com a supervisão do adulto. Os bebês precisam, também, visualizar o adulto sem impedimentos, para que se sintam encorajados a explorar todos os cantos. – compor o ambiente com tapetes e almofadas ou com um colchão forrado e almofadas, para que as crianças sintam-se relaxadas e possam usufruir os livros. É importante delimitar esse espaço, de modo que a criança não seja interrompida pelas demais, que estejam em brincadeiras ativas. A organização do mobiliário pode contribuir para criar uma ambiência tranqüila. Livros sobre outras culturas, com curiosidades sobre fauna e flora, imagéticos, com o alfabeto, livros feitos pelas crianças, assim como álbuns de fotografia das crianças, suas famílias e vizinhança podem enriquecer o acervo da sala.  

Leitura no pátio da escola para alunos com 4 a 5 anos:

 O pátio da escola,deve ser um espaço para o desenvolvimento infantil da criança e pode ajudar na aprendizagem melhorando a interação entre elas.

Para uma leitura ao ar livre,a professora deve organizar as crianças debaixo da sombra de uma árvore ou em outro lugar que tenha sombra sentando-as em rodas,se necessário forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis.

É importante ler para a criança,pois o professor será seu modelo de leitor.  

Leitura na biblioteca da escola para alunos com 6 a 9 anos:

Na biblioteca escolar, é preciso proporcionar um ambiente de leitura agradável. Por meio da criação de espaços agradáveis para o convívio com os livros e demais suportes de leitura e diversidade de linguagens, é possível oferecer ambiências de leitura. Para tanto, podemos utilizar: tapetes, almofadas, cadeiras confortáveis, cestos com revistas e jornais, baús com gibis e livros, quadros, cartazes com citações e frases de incentivo à leitura, espaço colorido, estande ou prateleira com novidades. Um espaço adequado para ler ou ouvir com prazer uma boa história, discutir idéias e trocar experiências faz a diferença no momento em que se pensa em seduzir crianças para o mundo da leitura. 

  • Aula-tema 03

1-Características das diferentes categorias de leitor propostas pela autora Nelly Novaes Coelho, que o professor deve considerar para a seleção de histórias adequadas às diferentes faixas etárias. Essa troca de ideias é importante para que todos os aspectos sejam contemplados.

Categorias;

Pré-leitor divide em duas fases: Primeira infância (dos 15/17 meses aos 3 anos) e segunda ( a partir dos 2/3 anos):

Primeira infância:

É evidenciada a possibilidade de nomeação das coisas e dos seres do mundo social,bem como o estabelecimento de relações entre a situação representada no livro pelas imagens,o mundo visível e invisível.A qualidade dos  livros de imagens para essa fase é essencial ,mas a relação afetiva com quem realiza a leitura e a interação com as imagens é da mesma forma imprescindível para iniciar a consciência de mundo.

Segunda infância:

É marcada pela ampliação do mundo conhecido pela criança e da linguagem identificadora,pela interação com obras literárias que se apresentam sem nenhum ou com brevíssimos textos, mas com imagens que revelam uma situação atraente e também sugestiva ao olhar e mente das crianças.São consideradas adequadas para ambas as fases livros com imagens e livros-objeto constituídos dos mais diversos materiais, como plástico,tecido,madeira,entre outros que estimulem a percepção dos sentidos,a curiosidade e o interesse das crianças.

Leitor iniciante ( a partir dos 6/7 anos):

Há o inicio da aprendizagem da leitura e da escrita pela criança.São adequados textos breves ,mas que contemplem a interação com os desenhos ou imagens,propondo de certa forma um dialogo que envolva o leitor aprendiz.A participação do adulto será como um incentivador da situação da leitura, por sua presença constante e motivadora,assim como parceiros em um jogo de aprendizagem.

Leitor em processo ( a partir dos 8/9 anos):

É marcada pela presença do texto em interação com a ilustração.Os livros são mais complexos e apresentam situações objetivas ao dia a dia,com problemas que abordam a natureza interior,como sentimentos,emoções,desejos, entre outros aspectos.Outro elemento importante é o humor ,que se altera entre as emoções e interesses do leitor considerado aprendiz.

Leitor fluente ( a partir dos 10/11 anos) e Leitor critico ( a partir dos 12/13 anos):

Nessas duas categorias, os textos vão sendo cada vez mas diversificado,atendendo aos múltiplos interesses do leitor  mas maduro e exigente .

2- Selecione cinco livros adequados a cada faixa etária, com as contribuições de todos os componentes do grupo. Fique atento para que as histórias selecionadas sejam adequadas às categorias de leitor. Essa seleção tem por finalidade a indicação de 20 livros adequados para o trabalho com as crianças.

  • Pré-leitor:

Coleção: Para os Bem Pequenos

1-Adivinha onde estou?

2-Que bichinhos mais bonitinhos!

Coleção: Histórias do coração

1-A árvore do dinheiro

2-O menino e a gaiola

3-A velhinha na janela

Coleção: Para os Bem Pequenos

Com histórias bem-humoradas e descontraídas,os livros desta coleção apresentam situações lúdicas do cotidiano infantil ,associando a leitura aos momentos de prazer da criança.Ilustrações grandes e simples,de contornos nítidos e fartamente coloridas.

Coleção:Histórias do coração

Os livros desta coleção contam, sem palavras,histórias de encontros e descobertas.São narrativas desenhadas,coloridas,nas quais o leitor  de qualquer idade pode mergulhar e descobrir,a cada leitura,novos sentidos para as imagens,novas vivências para as personagens e um prazer sempre renovado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com