TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA LEITURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

Esse trabalho tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, á educação preocupou-se em contribuir para a formação de um individuo critico, responsável e atuante na sociedade.

Os contos de fadas, em sua tradição oral, surgiram há milhares de anos, como obras de uma sociedade medieval e dando início, de forma mais crua, à literatura. Sua valorização se concretizou há alguns séculos atrás, quando passaram a ser contados às crianças de uma forma lúdica, e neste sentido, os contos de fadas, encantam e cativam até os dias de hoje, de uma maneira fantástica, indiretamente, facilitam a aceitação dos medos, das perdas, a conhecer o amor e o valor de uma amizade. Quando lemos um conto de fadas tradicional encontramos nele todo enredo de sofrimento e de tragédia pessoal por parte dos personagens.

Diante disso, este trabalho te por objetivo busca conhecer como a criança desenvolve a competência da leitura e da escrita e como a leitura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. A leitura é capaz de transformar o individuo em sujeito ativo e responsável. E também possui um ponto fundamental que é a aquisição de conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler.

Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância da televisão dentro do lar. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, de acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a escola desenvolver na criança o habito de ler por prazer, e não por obrigação.

Sabemos que a partir do momento que a criança tem acesso a ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, faz nova descobertas e conseguintemente amplia a compreensão de si e do mundo, nesse cenário, professores e coordenadores pedagógicos devem atuar em sintonia. Assegurando que o trabalho com a literatura infantil aconteça de forma dinâmica, por meio de praticas docente capaz de gerar estímulos que influencie de maneira significativa.

Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, gerar perguntas e buscar respostas, é abrir os olhos para grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas para o desenvolvimento deste trabalho eu usei como base a história do Pinóquio que é um clássico infantil.

Quando contamos uma historia como essa do Pinóquio para crianças, proporcionamos a elas um momento mágico, seus olhinhos brilham até parece que elas viram personagem naquele momento por isso devemos unir, livros, brinquedos e brincadeiras que fortalece a construção de novos conhecimentos, o trabalho com a literatura infantil deve ter como um dos temas norteadores a preocupação de educar leitores livres e críticos. Isso exige dos professores um olhar vigilante para tecnologia que devem ser aplicada, bem como para o material a ser utilizado, é importante lembrar qualquer material bem trabalhado, atraem bastante as crianças. A leitura habitual ajuda a criar intimidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o fundamental apoio para o aprendizado na escola é o livro didático.

Além disso, podem ser explorados em atividades de ordenação das narrativas e de (re) criação de histórias orais ou escritas. Independentemente do tipo de livro que nos utilizarmos em sala de aula, precisamos de pelo menos 25 minutos diários das aulas para proporcionar aos nossos alunos um momento de leitura, que pode ser realizado de forma coletiva ou individual, e não deixando assim para trabalhar apenas no dia destinado a atividades de Língua Portuguesa.

Essencialmente importante. Bons contadores de historias têm a função inigualável, nessa tarefa, parte da aventura eternamente de busca e distinguir qualidades, tais como se Mais do nunca, precisamos no mundo de hoje descobrir aquilo que é manifestam em tudo que existe machado (2004, p.22)

Outra tática extraordinária é incluir brinquedos e brincadeiras como parte da formação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com