TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura infantil

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS

ADRIANA DA CRUZ ALVARES MATOSO

SILVIA

CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DE INFÂNCIAS E CRIANÇAS

CAMPO GRANDE

2014

ADRIANA DA CRUZ ALVARES MATOSO

SILVIA

CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DE INFÂNCIAS E CRIANÇAS

Trabalho apresentado como exigência da disciplina História da Infância e da Educação conclusão do curso, sob a responsabilidade da professora Ana Paula Werri do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/UFMS/MEC.

CAMPO GRANDE

2014

AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DE INFÂNCIA E CRIANÇA

     O que podemos ver nas concepções históricas de infâncias e crianças estudadas até agora é que a preocupação com a infância veio a surgir a partir do século XVII e XVIII.

“Para Philipe Arie o conceito de criança não está relacionado com o conceito de infância, pois a criança existiu desde sempre, já a infância compete á uma construção social, considerada uma das grandes idéias da Renascença.”

    O papel da criança nos séculos anteriores era o de extrema marginalidade social, cultural e educacional, pois a criança vivia sua vida na realidade do adulto. Não havia espaço para ela, como vimos, era abstraído de direitos.

Em retratos do século XVII podemos ver retratados essa criança como um adulto em miniatura.

      Através de retratos como “A virgem e o menino” do século XVI, podemos observar diversas mudanças dessa criança, da maneira que são retratadas, pois nessa fase surge o Putto onde a pintura de caráter religioso a imagem da criança surge nua e sempre do sexo masculino.  

     Já no século XVII podemos ver o surgimento da criança retratada de forma engraçadinha e junto da família.

     Arie vem discutir o surgimento de dois sentimentos com relação a essa criança: o de paparicação e o de moralização. Nessa época não havia o pensar nas necessidades da criança, já que o índice de mortalidade infantil eram altíssimos  devido a falta de cuidados básicos e o surgimento de doenças.

A paparicação vem tratar essa criança como um bibelô. A moralização surge com a necessidade de educar essa criança, ai entra a igreja, para que assim ela possa se tornar um adulto completo.

 O que podemos observar é que independente do tempo e do lugar muitas características dessa criança e dessa infância são padronizadas.

Com o surgimento da industrialização e o fenômeno de globalização acelerou e surgiu entre as principais sociedades um grande impacto na infância, pois causou mudanças dentro dos padrões mais amplos da sociedade moderna.

A principal transformação que temos na historia mundial da infância é a passagem da sociedade agrícola para a sociedade industrial.

No texto “A infância na família” vem trazer a evolução da família e o surgimento de novas relações sociais. Nessa fase a principal referência econômica era o proletariado e a burguesia, e com isso surge uma nova infância, pois os pais passam a viver em serviço do trabalho e essa criança é direcionada para outra realidade, a vivência na creche.

Uma nova educação é necessária voltada para um novo tempo e uma nova sociedade.  

Porem o surgimento dessas creches não é voltada para o educar dessa criança, e sim surge de uma forma assistencialista, preocupada com o alimentar, cuidar e a saúde, pois a preocupação daquela época era com o alto índice de mortalidade infantil.

Somente no século XVIII surge o primeiro sentimento de preocupação com a psicologia voltada para o desenvolvimento do saber dessa criança. Portanto a preocupação com a infância da criança surge a partir do momento que a educação passa fazer parte da vida destas.

 Rousseau (1712-1778) traz a preocupação com o psicológico e o sentimento dessa criança quando diz:

“Devemos propor na educação de um jovem e o formar-lhe o coração, o juízo e o espírito.

[...] devemos atentar menos em cansar a sua memória com uma listagem de leis

E deveres do que em dispor em seu espírito o seu coração para conhecê-los e apreciá-los.

Em 1935 surge o primeiro parque infantil e o recreio. Agora essa criança passa a ter sentimentos e direitos que antes não havia.

Em 1961 surge a primeira Lei de Diretrizes e Base da Educação, onde cita a preocupação da educação da criança pré - primária, especificando a educação para crianças menores de seis anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (311.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com