TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras linguagem de sinais

Por:   •  29/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS (Atividade Prática Supervisionada)

Pedagogia

Disciplina:Língua Brasileira de Sinais

MG

Belo Horizonte/2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre Libras, o qual nos proporcionou um conhecimento muito especial da pessoa surda e sua cultura.Os surdos são capazes de executar ofícios na sociedade,desde que sejam vistos com respeito e capazes de tais serviços.No âmbito histórico, e educacional,adquirimos conhecimentos muito importantes na área pedagógica levando em consideração o dia a dia do professor e a diversidade de alunos que por ele passarão, com características peculiares e desenvolvimentos diferenciados e únicos para cada um.

Portanto quem é ouvinte deve se reeducar-se,estudando a Língua Brasileira de Sinais,abrindo espaço para que as pessoas surdas possam exercer a cidadania como seres humanos normais,pois não são deficientes.

Cultura Surda

Chama-se pessoa surda(ou surdo),aquela que é portadora de surdez e que possui uma identidade,uma cultura,uma história e uma língua própria.

Pode ser definida através de três pontos de vista, que são: ponto de vista médico, educacional ou cultural. Em termos médicos, a surdez é categorizada em níveis do ligeiro ao profundo. É também classificada de deficiência auditiva, ou hipoacúsia. No ponto de vista educacional, surdez refere-se à incapacidade da criança aprender a linguagem por via auditiva e ter um desempenho acadêmico. Em termos culturais, surdez é descrita como uma identidade cultural, partilhada entre indivíduos Surdos ou com perda auditiva.

Surdez é mais que uma condição médica.Para as pessoas surdas,a surdez não é apenas ter "ouvidos doentes".Eles pertencem a uma comunidade,e uma cultura.O sentido da cultura é mais forte entre aqueles onde a linguagem gestual é o seu idioma principal.Em muitos aspectos,o caráter social desta cultura existe um sentimento de orgulho,eles gozam do estatuto de minoria cultural e lingüística.Surdez é muito mais que uma deficiência.É um modo de vida.Nas últimas décadas,a linguagem tem desempenhado um papel cada vez mais centralizador na unificação cultural da comunidade surda.Recursos políticos e sociais podem torná-la uma diferença a ser respeitada.

A linguagem de sinais,além de ser um sistema lingüístico é um elemento de construção da identidade da pessoa surda,dando a eles a chance de se comunicar e ter melhor qualidade de vida.

A língua e a cultura são duas produções paralelas e, além disso, a língua é um recurso na produção da cultura, embora não seja o único, neste sentido, é um instrumento que serve à linguagem para criar, simbolizar e transmitir valores, é um processo permanente de interação social, acreditam alguns pesquisadores. Pode-se denominar Cultura Surda, o modo, as estratégias sociais e os mecanismos utilizados pelos surdos para agir no /sobre o mundo.

LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)

Segundo o decreto nº5.626 de 22 de dezembro de 2005 a Libras é reconhecida a 2ª Língua oficial do Brasil.Desde então já se passaram 8 anos e ainda existem pessoas que não conhecem a lei,e nem sabe o que significa LIBRAS.Algumas pensam ser apenas mímica,outras acham que são apenas simples sinais utilizados pelos surdos.

Não se trata apenas de um conjunto de gestos da língua portuguesa,é uma língua a parte,não é universal;é brasileira.Existem pessoas surdas que não utilizam a língua de sinais.Tais geralmente seguem a tradição oral,isso significa que podem ter sido ensinadas a se expressarem como"Ler os lábios"dos outros.Tradição esta,comum durante grande parte do século 20.Na década de 70 os educadores começaram a abordar essa questão,mais a fundo e incentivar o uso da linguagem gestual como principal meio de comunicação.Hoje existe tanto a linguagem gestual,quanto a falada.A linguagem é parte integrante no desenvolvimento do ser humano.

A utilização da Linguagem Brasileira de Sinais,faz com que as pessoas surda sintam-se cidadãos,contribuindo ativamente na sociedade.Ela também é um meio de garantir a preservação da identidade surda.

É como uma nova parte de conhecimento,que se abre para todos,funcionando como mais uma forma de unir os seres humanos.

Desde o decreto nº5.626 de 22 de dezembro de 2005,foi estabelecido que a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério,em nível médio e superior,e nos cursos de fonoaudiologia,de instituições de ensino,públicas e privadas,dos Estados,Distrito Federal e Municípios.O estudo lingüístico demorou muito tempo para adentrar nos meios acadêmicos brasileiros,que permanecem ainda centrados,predominantemente nas modalidades das línguas orais.

Neste contexto,se faz necessário metodologias diferentes,avaliação diferente,materiais,textos adaptados,apresentação visual,língua de sinais,conhecimento da cultura,história e arte surdo,interprete de libras e muito mais.A partir de reflexões,levantar questões sobre como proporcionar condições concretas de aprendizagem para os surdos.Percebe-se a necessidade de organização de um currículo flexível,capaz de atender as demandas e dificuldades,proporcionando um ensino de forma satisfatória para eles e os ouvintes.

Atividades para a criança surda

História oralizada

1- Para contar histórias (oralizadas) aos alunos, se você tem na sala alunos surdos ou com deficiência auditiva, utilize recursos visuais e, ao longo da narrativa, observe se as crianças – mediante, por exemplo, expressões de admiração, medo, riso, etc. – demonstram compreender o que está ocorrendo. Utilize objetos: bonecos, bichos, carrinhos, casinhas, etc. Ao terminar, peça aos alunos que desenhem a história e então procure perceber no desenho da criança surda os detalhes das cores, dos tamanhos e, sobretudo, dos sentimentos que se evidenciam no texto:medo,maldade,alívio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com