TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras linguagem de sinais

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

        FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM LIBRAS II        

ATIVIDADES

1) Qual a importância da família e a atuação do pedagogo no processo de aprendizagem do aluno com surdez?

A família é à base de uma criança e seu primeiro elo de comunicação. O desenvolvimento da linguagem de uma criança segue algumas etapas independentes de ser ouvinte ou surda. A linguagem pode ser caracterizada por qualquer e todo signo que podem ser gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras que represente ideias, pensamentos e significados. Sua linguagem ocorrera mediante a vivência da criança com seu meio, por isso é necessária à intervenção de um profissional caso a criança surda seja filha de pais ouvintes. Sem isso a criança ficará isolada é não participará das atividades familiares, ou restritas a assuntos triviais e as necessidades básicas do dia a dia. Muitas famílias sofrem com a descoberta da surdez e não está preparada para o aprendizado da Libras, gerando uma baixa qualidade na comunicação. O trabalho voltado a educação inclusiva deve pleitear e proporcionar ao aluno uma educação que desenvolva o desenvolvimento cognitivo, da criança. Independente do recurso utilizado é necessário que ao final o aluno tenha o desenvolvimento de ideias, conhecimento, socioafetivo, linguístico, político-cultural, com potencial de discernimento próprio e que tenha uma vida social ampla entre em sua comunidade, o surdo precisa explorar sua capacidade em todos os sentidos.

2) O que é escola bilíngue?

Escola com salas em que sejam ensinados a língua de sinais e o português escrito. Na escola bilíngue a primeira língua deve ser a língua de sinais e a portuguesa sua segunda língua. Seu surgimento ocorreu por mobilização realizada pelos surdos e por diversas comunidades adeptos a língua de sinais, incorporada perante a legislação apenas no ano 2002. Sua reprodução não ocorre simultaneamente à língua portuguesa falada. Libras é atualmente a melhor forma de comunicação realizada pelos surdos, garantindo compatibilidade de conhecimento com a classe ouvinte. Quando o contato ocorre com outros surdos desde o nascimento facilita o aprendizado. É necessário criar condições para a aplicabilidade da linguagem por meio de profissionais capacitados, com currículos baseado em nível espaço visual que irá facilitar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.  A família, a escola e a sociedade tem que dar oportunidade a essa forma de expressão.

3) Sob o conceito da alfabetização sinalizada, quais os principais aspectos para o trabalho do pedagogo. Explique-os

Alfabetização sinalizada, significa aprender sinais e ampliar vocabulário na Língua de Sinais. Esta alfabetização ocorre por meio de quatro fases.

Primeira Fase: Nesta fase a criança produz sequências de gestos que fonologicamente assemelham-se aos sinais, mas não são reconhecidos como tal, são somente movimentos das mãos com algumas formas.  Essa fase pode e deve ser considerada, observada, estimulada e avaliada, principalmente por pedagogos que trabalham em creches ou em hospitais em que a ala de pediatria tenha a contratação de um pedagogo para acompanhamento do desenvolvimento das crianças que forem surdas e estiverem fazendo algum tratamento de saúde (ao se falar em tratamento de saúde não se relaciona isso ao fato de a criança ser surda).

Segunda Fase:  Fase de uma palavra. A criança surda começa a nomear as coisas, aprende a unir o sinal ao objeto, produzindo suas primeiras palavras. As crianças surdas também fazem os sinais com erros nos parâmetros, por exemplo: podem trocar a configuração das mãos ou o ponto de articulação, mas o adulto compreende que ela produziu um sinal na língua.

Terceira fase: frase de duas palavras: a partir dos dois anos e meio, a criança surda começa a produzir frases de duas palavras, iniciando sua sintaxe, mas ainda as palavras são usadas sem flexão e concordância.  Essas fases podem ser as que o pedagogo pode se deparar ao trabalhar em creches ou nas séries iniciais dos dois primeiros ciclos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com