TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras resumo e questões resolvidas

Por:   •  9/3/2016  •  Exam  •  4.049 Palavras (17 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 17

Aula 1

Vejamos um breve resumo do surgimento e desenvolvimento da língua de sinais no mundo e no Brasil.Denominados surdos mudos e vistos como sem capacidades de discernimento os surdos passam a ter voz no fim da Idade Média com Bartolo ,escritor do século XIV que fez a primeira alusão a possibilidade de instrução de surdos por meio da língua de sinais e a oral.

No início do século XVIII houve uma divisão entre oralismo e gestualismo.O abade francês De L'Epée cria a primeira escola pública para surdos do mundo(em Paris)a usar uma modalidade "visuespacial" e admitir que os surdos tem uma língua; em oposição ao francês estava o alemão Heinicke que se utilizava somente do método oralista.

Em 1880 acontece em Milão o segundo congresso de educação de surdos que torna o método oralista como o principal meio de educar os surdos.

Saindo um pouco da Europa e voltando-se para as Américas (EUA e Brasil);temos nos EUA a educação para surdos se definindo pelo antagonismo presente entre os perfis de Graham Bell(oralista) e Clerc que defendia o método manual.

Já no Brasil se desencadeiam diversos fatos que vem a contribuir para o desenvolvimento da libras.Alguns destes fatos estão listados abaixo:

  • 1855(Marco na educação de surdos no Brasil,com a chegada de Eduard Huet);
  • 1857(fundação do atual INES pelo professor surdo Eduard Huet);
  • 1875 (publicação do primeiro dicionário de língua de sinais no Brasil por Flausino, aluno do INES);
  • 2002/2005(criação e regulamentação da lei 10.436);
  • 2006 (a UFSC implanta o curso de letras libras e o MEC cria o PROlibras);
  • 2009 (a USP abre concurso para contratação de docentes para o ensino e pesquisa da língua de sinais brasileira).

Aula 1 - questão 1

  Quando ocorreu o Congresso de Milão e o que foi decidido nele com relação a comunidade surda?

A) Ocorreu em 15 de Novembro de 1880, quando se tem a criação do primeiro time de futebol de deficiente auditivos.

B) Ocorreu em 12 de Maio de 1932, quando temos a criação da "Moda surda", uma grife de roupas para surdos.

C) Ocorreu em 02 de Fevereiro de 1880 e defendia a superioridade da libras no ensino dos surdos.

D) Ocorreu em 11 de Setembro de 1880 e declara a superioridade do método oral sobre o de sinais na instrução e educação de surdos.

Gabarito Aula 1 , questão 1: D

Justificativa: Ocorrido em 11 de Setembro 1880, o Congresso de Milão segundo Moura(2000, p.48), uma das mais expressivas resoluções do evento pode ser percebida neste parágrafo do documento de resoluções finais do evento;"Dada á superioridade incontestável da fala sobre os Sinais para reintegrar os Surdos-Mudos na vida social e para dar-lhes maior facilidade de linguagem...(este congresso) declara que o método de articulação deve ter preferência sobre o de sinais na instrução e educação dos surdos e mudos."

Aula 2

Começarei o resumo desta vídeo aula com a seguinte pergunta:

O que é deficiência?

Deficiência é  um impedimento físico ou  sensorial,causado por uma doença detectada ao nascimento ou por causa desconhecida.

A perda auditiva neste contexto é causada por uma alteração no percurso do som,podendo ser classificada como condutivas,sensorioneurais, mistas e centrais;podem ainda ser perdas leves, moderadas, severas ou profundas.Para analisar o grau da perda podemos realizar um teste de audiometria.A perda auditiva pode ser genética ou adquirida por doenças (Menigite, Citomegalovirus,etc).

Delimitamos duas posições antagônicas que estão relacionadas com a forma de ver as pessoas surdas, podendo ser resumidas em dois modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.

Enquanto o modelo médico (assistencialista) enfatiza a deficiência e a anormalidade, considerando o indivíduo como dependente.

O modelo social observa sim a desvantagens da pessoa com deficiência, considerando a deficiência como diferença e o sujeito surdo com capaz e ator diante de uma sociedade adequada que deverá ver o Surdo como cidadão, com direitos, capacidades e limitações como qualquer outro indivíduo.

Logo a língua de sinais serviu como característica definidora da identidade das pessoas surdas, constituindo assim um processo de empoderamento destas comunidades.

Aula 2 - questão 1

   Como a CIDID publicada em 1989 fez a classificação das consequências das doenças?

A) Como Deficiência( simbolizada por um adjetivo ou substantivo);Incapacidade(um verbo no infinitivo ) e Desvantagem(simbolizada com um dos papéis de sobrevivência no meio físico e social).

B) Como níveis de deficiência.

C) Como níveis de incapacidade.

D) Nenhuma das alternativas anteriores.

Gabarito Aula 2, questão 1:A

Justificativa: Classificação Internacional de deficiências, incapacidades e desvantagens: um manual de classificação das conseqüências das doenças (CIDID), publicada em 1989. Por essa classificação são conceituadas:Deficiência;Incapacidade e Desvantagem.

Na CIDID evitou-se utilizar a mesma palavra para designar as deficiências, incapacidades e desvantagens. Assim, para uma deficiência foi adotado um adjetivo ou substantivo, para uma incapacidade, um verbo no infinitivo e para uma desvantagem, um dos papéis de sobrevivência no meio físico e social

Aula 3

Neste vídeo  foi discutido os conceitos de comunicação humana, linguagem, língua e cognição, além de discutir os conceitos de língua natural e língua artificial e a importância da aquisição e a estimulação precoce em língua de sinais para crianças surdas.

Para o estudo da comunicação humana utilizou-se o modelo Jackobson (1969), neste modelo temos um remetente e um destinatário, com a veiculação de uma mensagem cujo processamento da informação tanto do remetente quando do destinatário seguem as mesmas três fases (concepção da mensagem, processamento médio e processamento periférico ).

A ideia principal é fazer com que a vocalização ou a sinalização seja capaz de gerar no destinatário algo próximo ou igual ao que foi concebido pelo remetente.

Neste processo de comunicação nós dispomos de uma habilidade cognitiva extensivamente utilizada que é a simbolização, onde utilizamos uma seqüência de sons ou movimentos para que a pessoa que irá receber a informação consiga ter uma ideia daquilo que foi pensado.

Este processo sobre o qual estamos falando é a linguagem que é uma habilidade especifica que se utiliza da simbolização para comunicar. A forma mais direta de comunicação é a língua (oral ou de sinais)  sendo consideradas línguas naturais por emergirem das comunidades de forma natural sem serem impostas ;existem também as línguas artificiais (Gestuno ou Esperanto),que foram organizadas com um fim específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com