TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Libras (Resumo Filme E Seu Nome é Jonas)

Por:   •  20/12/2020  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

RESPOSTAS DA ATIVIDADE

O filme “E seu Nome é Jonas” trata da história do menino Jonas e o drama familiar envolvido com sua deficiência auditiva. A família de Jonas precisa aprender a lidar com as diferenças, quando ele que é surdo-mudo retorna ao lar, após passar 3 anos em uma instituição para pessoas com deficiência intelectual, pois acreditava-se que menino tinha um atraso mental, ou seja, era erroneamente diagnosticado como “retardado”. Ao retornar para casa, após um dos médicos perceber o equívoco de diagnóstico, sua família não sabe como lidar com sua deficiência e ocorrem várias situações ruins, devido a dificuldade na comunicação com Jonas e o preconceito sofrido pelo menino. A rotina da família é severamente mudada com a volta de Jonas. Os mesmos percebem que a deficiência de Jonas afeta as interações sociais e demonstram vergonha e falta de sensibilidade com o menino e sua deficiência.

A família então percebe que Jonas deve ter uma educação própria para uma criança com surdez. Porém quando começa a ir à escola o menino torna a ser alvo de dificuldades e preconceitos quando as pessoas insistem em se comunicar com ele através da fala apesar de sua surdez. A base da escola para crianças surdas ao qual sua família o leva era a oralidade e a leitura labial, e era proibida qualquer comunicação por sinais. Os pais chegam a se separar, sendo que o pai sai de casa por não saber lidar com o filho e suas diferenças. E no meio de todo o drama, a família ainda se vê obrigada a lidar com a morte do avô, que era próximo ao menino Jonas.

As coisas só começam a mudar quando a mãe de Jonas é apresentada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A partir daí ela conhece um casal de surdos que lhe apresenta o clube de surdos. Quando a mesma vai ao clube para conhecer, percebe que os surdos podem se comunicar sim por sinais com pessoas que não são surdas. Vê que os surdos têm vidas normais, alegres e comunicativos. A partir daí o menino passa a ter alguém que lhe ensina a língua de sinais seu mundo se transforma e o mesmo se encontra no mundo, entendendo suas vontades e emoções, já que agora consegue se comunicar e se vê como uma pessoa inserida na sociedade, levando sua mãe Jenny também a grande felicidade, por ver o filho finalmente se comunicando.

Página  de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com