TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Brasileira de Sinais

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Nome:

Matrícula:

Polo:

AD1 2021.1

Caro (a) aluno (a):

Essa é a sua primeira avaliação à distância. Leia o enunciado com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de sua resposta. Esta avaliação deverá ser postada na plataforma, escolhendo no Menu inicial, a opção FERRAMENTAS / ATIVIDADE.

Nesta avaliação serão levadas em conta a objetividade e clareza do texto, bem como  concordância verbal e nominal, regência, adequação vocabular, ortografia e pontuação. Estes aspectos são essenciais para a elaboração de um bom texto, premissa básica na formação de professores.

Lembre-se que este deve ser um texto de sua autoria, com a utilização de referências bibliográficas, quando for o caso.

Faça sempre uma revisão final de seu texto, antes de postá-lo na plataforma.

AD1 – 2021.1

Assista aos filmes: “Sou surda e não sabia” 

 

"Mr. Holland - Adorável Professor”

Utilize, para realizar a atividade, o material abaixo relacionado:

  • Artigo: Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos, de Cristina Lacerda.
  • Artigo: Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada, de Silvia Andreis Witkoski.
  • Quadro síntese das diferentes abordagens educacionais para surdos, de Vera Loureiro.

Responda às questões abaixo, exemplificando com situações dos filmes.

Questão 1: (4 pontos)

No filme “Mr. Holland - Adorável Professor”, observe o momento em que a família ouvinte descobre a surdez de seu filho e o encaminhamento do profissional que realiza o diagnóstico. O referencial, no início dos anos 1960, nos EUA (como também no Brasil) era oralista, e negava a possibilidade de qualquer comunicação gestual da família com seu filho surdo. Tais orientações podem ser observadas na atitude do profissional com os pais.

Apresente as principais características da abordagem oralista na educação de surdos – também denominada Oralismo, apontando visão de sujeito, visão de linguagem, visão de educação, objetivos e processo ensino-aprendizagem. Exemplifique com cenas do filme.

RESPOSTA

A princípio, vale evidenciar que o Oralismo é uma metodologia usada para o ensinamento de surdos, ou seja, tenciona incluir esse indivíduo surdo numa coletividade de ouvinte, o oferecendo condições para que possa desenvolver a sua linguagem oral ou falada, através de treinamento da fala, leitura labial e auditiva. Esse conceito de oralismo e o “método alemão” foi criado por Heinicke.

Dessa forma, as principais características da abordagem oralista na educação de surdos são:

  • Visão de sujeito -  “deficiente auditivo, “ouvinte imperfeito” e ouvinte como modelo” (QUADRO SINTESE DAS DIFERENTES ABORDSAGENS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Loureiro. p. 1)

Exemplo de situação no filme: no momento em  que os pais descobrem a surdez do filho, na cena que está acontecendo o desfile cívico, em meio um barulho muito forte várias pessoas que estavam assistindo a banda tampa seus ouvidos, nesse momento a esposa de Holland se vira para ver o filho que estava dormindo e percebe que o mesmo não acordou com o barulho, ao chegar em casa a mãe diz para o pai que tem algo errado com Cole (filho) diz que ele é surdo e Holland desesperado faz vários barulhos para observar se o mesmo corresponderá e não correspondendo resolvem encaminhar o filho ao médico, onde é comprovado a surdez.  

  • Visão de linguagem - “linguagem vista apenas como a língua oral (fala) e sem essa língua oral o sujeito é menor” (QUADRO SINTESE DAS DIFERENTES ABORDSAGENS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Loureiro.  p. 1)

Exemplo de situação no filme: podemos perceber no filme que Halland e seu filho Cole tem uma relação bem complicada, Cole sempre requer um pouco mais da atenção do pai, em certo momento do filme, podemos observar uma discussão de Cole com o pai por causa da morte do artista John Lennon, o pai chega triste em casa, fala da morte, porém acredita que o filho não saiba do que ele esteja falando ou que não seja capaz de entender a dor dessa perda, então o filho desconsolado e através dos sinais demostra conhecer os gostos do pai, quem é o John Lennon e que não é porque ele seja surdo que ele não tem entendimento sobre as coisas.

  • Visão de educação -  “foco na deficiência e esforço clínico/ terapêutico” (QUADRO SINTESE DAS DIFERENTES ABORDSAGENS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Loureiro. p. 2)

Exemplo de situação no filme: momento do filme em que a mãe de Cole o influencia a emitir sons.

  • Objetivos - “oralização, ensinar a falar e compreender a língua oral e modelar o deficiente auditivo a partir do ouvinte” (QUADRO SINTESE DAS DIFERENTES ABORDSAGENS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Loureiro. p. 3) 

Exemplo de situação no filme: esse foi um momento muito marcante no filme, momento em que Cole está na cozinha e tenta sinalizar algo que ele quer no armário, os pais não conseguindo compreender o que o filho deseja manda que o menino fale.

  • Processo ensino-aprendizagem - “currículo atrelado ao aprendizado da fala, utilização de aparelhos de amplificação sonora, treinamento auditivo, de fala e de leitura labial e proibição da língua de sinais” (QUADRO SINTESE DAS DIFERENTES ABORDSAGENS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Loureiro. p. 4)

Exemplo de situação no filme: momento do filme em que o médico dá o diagnóstico da surdez de 90% de Cole, e solicita que os pais o treinem a falar, que o incentive a não usar os sinais, o proibindo como se fosse algo muito errado, para que ele seja inserido no mundo dos falantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (448.2 Kb)   docx (488 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com