TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha o tempo tratado de versales

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário.....

licenciatura

Educação Em diretos humanos

Tema: Declaração do Bom Povo da Virgínia, 1776, EUA

Contexto Histórico: As 13 colônias Norte-Americanas tinham características culturais diferentes da sociedade estamental europeia que previa uma sociedade rígida com grupos sociais bem delimitados. As 13 colônias recusam os valores europeus, pois se tratava de uma sociedade composta por proprietários rurais em que a livre concorrência era necessária para o bom desenvolvimento econômico. Portanto, defendiam a igualdade jurídica entre os homens e a liberdade comercial.

A guerra franco-inglesa e a disputa pela ocupação das terras canadenses gerou um aumento considerável dos gastos do governo, portanto, estes foram repassados à população norte-americana através do aumento consecutivo de impostos, criação de novas taxas, impedimentos comerciais e retirada de moedas circulantes. Todas estas intervenções do poder imperial causaram insatisfação e revolta da sociedade norte-americana, pois feria um dos seus princípios fundamentais: a liberdade comercial, consequentemente a obtenção de lucro. Diante disso, as colônias começam a se reunir em Congressos Continentais para debaterem o contexto político, delimitarem o poder político e garantir os direitos humanos.

Relevância para a Evolução dos Direitos Humanos: Em 16 de junho de 1776 em uma dessas reuniões foi redigida e proclamada a Declaração do Bom Povo da Virgínia que marca o registro do nascimento dos direitos humanos na história e antecede à Declaração de Independência dos Estados Unidos. As principais características desse documento eram: a igualdade jurídica dos homens livres, independência econômica e delimitação do poder político.

Considerações importantes: Vale ressaltar que mais importante que os direitos humanos, tal documento privilegiava o interesse econômico e a garantia do pleno funcionamento das relações comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com