TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adriana de Souza Santos Andrade             RA: 4300069364

Célia Andrade Santos                                 RA: 4708898419 

Dayane da Penha Souza                              RA: 4351745824

LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO

São Paulo / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adriana de Souza Santos Andrade             RA: 4300069364

Célia Andrade Santos                                 RA: 4708898419 

Dayane da Penha Souza                             RA: 4351745824

LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO

Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador II, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Msc. Adriana Tonato Camarotte  e  Rodolfo Francisco.

São Paulo / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 1]

São Paulo / SP

2015

SUMÁRIO        

TEMA....................................................................................................................5

PROBLEMA.........................................................................................................5

JUSTIFICATIVA..................................................................................................7

OBJETIVO GERAL..............................................................................................8

OBJETIVO ESPECIFICO.....................................................................................9

METODOLOGIA................................................................................................11

CRONOGRAMA................................................................................................12

ANALISE BIBLIOGRAFICA............................................................................13

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................17

Tema:

A importância do lúdico na aprendizagem: com crianças especiais inclusão

Aprendizagem por meio do lúdico com crianças portadoras de necessidades especiais.

Problema:

 Hoje está presente nas diretrizes curriculares do curso de Pedagogia em nível nacional a necessidade da atuação do Pedagogo. Vários ambientes para realizar seu trabalho. Agora com o projeto de extensão oportunizou desenvolver essa pesquisa pedagógica na oportunidade de orientar o projeto sobre a importância do lúdico na aprendizagem: com crianças especiais, o lúdico na aprendizagem com alunos. Diante disso, resolvemos investigar a forma de se trabalhar com lúdico como suporte pedagogia para contribuição no desenvolvimento das crianças em relação ao seu comportamento e também da sua informação humana. Sendo assim, as aulas utilizadas, atividades lúdicas como ferramenta Pedagógica contribui na construção de ser consciente dos seus deveres, para formar suas ideias conhecidas.
Quanto ao problema a ser investigado serão as atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento e a socialização. Está pesquisa tem como objetivo principal analisar a contribuição do lúdico no processo de ensino e na formação humana de cada indivíduo.
A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe servem. A convivência de forma lúdica e prazerosa para a aprendizagem, e proporciona a crianças a estabelecer relações cognitivas e simbólicas.
Ao fazer o uso de brincadeiras em sala de aula o professor, aproxima-se mais do aluno podendo conhecê-lo melhor. Assim, poderá perceber e acompanhar mais de perto o processo de aprendizagem de cada criança, e suas características sociais, culturais e psicológicas.
É brincadeira que a criança aprende, elabora assimila principais morais e modelos sociais. A partir das brincadeiras que a criança irá produzir diversas possibilidades para viver e terá maior segurança para decidir sobre seu futuro.

Justificativa:


A educação inclusiva é o meio para analisar a política educacional possibilitando as dificuldades das comunidades escolares brasileiras. Propondo possíveis implicações aplicadas à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola. Hoje o lúdico é indispensável no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem devido a necessidades especiais com apresentam contribuindo para que a criança possa interagir uns com os outros através deficiência que possui. Porque sabemos que cada criança apresenta um tipo de deficiência na qual não temos profissionais preparados para tender a demanda que encontramos dentro da sala de aula ai se apresenta a dificuldades do trabalho relacionados com as crianças com (N.E.E). A importância do lúdico na construção da aprendizagem observando como cada criança interage com os métodos utilizados no dia – a –dia, observando como é possível aprender com a intervenção do adulto. Com o lúdico a criança aprende a lidar com diversas situações do cotidiano e adquire mecanismo sobre o aprender. Procurar passo a passo exemplificar de forma clara através de relatório de pesquisa bibliográfica esclarecer a alcançar todas as respostas desejadas. A criança no processo de aprendizado percorre dois mundos, o da sua família e a dos bancos escolares. O primeiro, ao nascer ela adquire hábitos culturais no seio da sua família, ela recebe afetividade, carinho, à medida que a criança se desenvolve adquire confiança nas pessoas que estão ao seu redor. A partir desse processo de carinho e afetividade, o seu mundo se amplia e cada vez mais adquire conhecimentos. De acordo com Vygotsky, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (377.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com