TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Aula: A História da Matemática.

Turma: 5º Ano .

Conteúdo: A história da matemática sobre a construção e o processo de numeralização.

Objetivo: Ensinar através da História da Matemática os Conceitos e Fundamentos e a importância dos números e como eles surgiram.

Duração: 1 Aula

Recursos utilizados:

  • Apresentação em slides;
  • Imagens;
  • Atividades.

Desenvolvimento:

Iniciar a aula através de uma roda de conversa contando para os alunos a história da matemática que teve inicio a mais de 10.000 anos atrás na Grécia por Tales Pitágoras e foi criada junto com a história da humanidade e explicando que ela é uma ciência exata considerada complexa, mas foi criada para resolver problemas de formas práticas nas questões que envolvem a lógica e o raciocínio .

 Ela foi utilizada como forma de comunicação para realizar as comercializações por nossos antepassados que usavam a contagem como uma forma de comercialização, que contribuiu também para as grandes descobertas que geraram transformações no ocidente, criando assim um mundo moderno.

Apresentar imagens ilustrativas:

[pic 1]

Em seguida mostrar para os alunos que a matemática está presente em todos os momentos de nossas vidas, pois ela está sendo utilizada desde as primeiras invenções do homem até o avanço da ultima tecnologia.

Questionar os alunos e fazer com que eles reflitam:

  • Quantas vezes você utilizada à matemática por dia?
  • Vocês já pararam para pensar como seria o mundo sem a matemática?
  • Os números são importantes? Por quê?

Seguindo a aula o professor pode complementar falando da importância dos números e sua origem, ressaltando que há 10.000 anos os humanos sentia grandes necessidades de controlar seus rebanhos, suas própias plantações assim como planejar suas vidas. Um grande exemplo eram os pastores que precisavam saber se não estava faltando nenhuma ovelha no meio dos seus rebanhos e utilizava uma pedra para identificar cada ovelha e associava cada objeto de uma coleção a uma outra coleção.Porém na pré história ,os homens que viviam em cavernas , usavam os dedos dasmãos com os dedos dos pés para fazerem contas.

Ilustar com imagens:

[pic 2]

[pic 3]

Nas sociedades primitivas a necessidade de contar surgiram com o desenvolvimento das atividades humanas quando o homem deixou a pesca e a coleta dos alimentos para fixar-se no solo,ele começou então a plantar e produzir seus próprios alimentos além de construir suas casas com o conceito de numeros .

        Os primeiros registros de números estão nos museus com marcas e pertences da época antigas como : pedaços de pau, barros, cordas com nós, pedras. Já com o passar dos anos os chineses tinham um sistema númerico simples eles utilizavam gravetos para representar os numeros de 1 a 9 em colunas que indicavam unidades,dezenas,centenas e milhares e assim por diante. Isso indica que o homem sentiu a necessidade de registrar os objetos que utilizava para contar .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (250.1 Kb)   docx (184.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com