TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL FUNDAMENTOS E PRATICAS NA EAD

Por:   •  3/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial

Fundamentos e Práticas na EaD

Aluno: Luciano do Carmo Santana

Curso: Técnico em Secretaria Escolar

Achei o melhor pra definir o conceito de tecnologia, espero que tenha sido coerente - o que é a tecnologia é no dicionário: 1. Teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínio da atividade humana (por ex., indústria, ciência etc.) 2. Técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular. 3. Qualquer técnica moderna e complexa.

O que tem a fala e a escrita com o tema deste curso, mas a fala articulada e a escrita foram fundamentais para a evolução humana e para a organização dos pensamentos. Com a organização da fala, da escrita, do alfabeto, os idiomas etc. o homem estava criando as primeiras tecnologias.

A escrita garantia o registro da ações humanas, imagine se fossem só faladas, seria um telefone sem fio, começaria com uma história e acabaria com outra totalmente diferente. A escrita também possibilitou a transmissão de mensagens desde a argila até chegar ao computador.

A telecomunicação e a comunicação tecnológica encurtaram distâncias e o tempo, a partir disso a interação entre as pessoas passou a ser muito mais rápida, o que implicou novos valores e comportamentos de uma sociedade moderna. O que também leva a uma discussão, isso é bom ou é ruím, já que o uso destas tecnologias geralmente são em exagero. Acho que é uma via de mão dupla, o exagero é ruím já que não queremos nossos filhos deixando de correr, exercitar etc. Para ficarem horas na frente de jogos eletrônicos, porém não posso deixar de enxergar infinitas posssibilidades de formas que a tecnologia possam vir a me ajudar.

A EaD é a sigla de Educação a Distancia é uma forma de ensino via tecnologia que permite que o professor e aluno estejam em ambientes fisicos diferentes. Este tipo de estudo permite que o aluno crie seus horários de estudo, em nosso curso temos uma aula presencial por semana, o que ajuda bastante em algumas explicações. Neste tipo de estudo o aluno tem uma grande autonomia para estudar de acordo com seu tempo disponível, mas tem que ter comprometimento. A EaD tem se tornado cada vez mais comun, como cursos de graduação, pós graduação, técnicos, profissionalizantes etc. Já fiz um curso em EaD de graduação e estou fazendo este técnico e outro de pós graduação, se Deus quiser farei mais e mais.

Os modelos de EaD estão diretamente ligados à filosofia e ao papel social da instituição, o que afeta as formas de ensino, como a teoria ensino a ser seguida, avaliação, objetivos, procedimentos, abordagem e métodos de ensino. Aqui no Brasil a EaD acaba caminhando no mesmo caminho do ensino presencial. Para democratizar o ensino superior na modalidade à distancia, vários cursos são implantados de forma simplista, em que os alunos devem se enquadrar para conseguir o diploma sem muito esforço, ao escolher um curso devemos procurar com cuidado a instituição responsável pelo mesmo, facilidade não é sinonimo de qualidade.

A Educação aberta, o aluno pode escolher as matérias a serem seguidas, podem optar pela forma e pelo tempo que podem cursar cada disciplina. Acho muita liberdade, entendo que no curso EaD temos a liberdade de estudar nos horários que possam ser disponíveis para nós alunos, devido a trabalo, família etc. Porém temos um cronograma de tempo para entregar trabalhos, executar avaliações etc. Que nos precionam a estudar e isso é bom para quem quer aprender.

Em relação ao níveis de estruturação da EaD, no curso aprendemos 4 níveis: Programa, Unidade, Instituiçaõ e Consórcio de Educação à Distancia. E pode ser diferenciada, segundo o modelo de estruturação em: Programas e Cursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com