TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL FUNDAMENTOS E PRÁTICA DA EAD

Por:   •  10/1/2016  •  Seminário  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  6.390 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

INTRODUÇÃO

A disciplina de Fundamentos e Práticas da EaD tem como objetivo mostrar como se estrutura um curso na modalidade da EaD, é de meu interesse conhecer como tudo começou, sua evolução até a atualidade, compreender o funcionamento básico de um sistema de EaD tanto no uso das ferramentas tecnológicas, quanto nos aspectos pedagógicos.

Com os avanços tecnológicos a necessidade de continuar a aprender tem sido atualmente indispensável, para que o meu trabalho se torne produtivo e de qualidade.

DESENVOLVIMENTO

Memorial apresentado no curso de Secretaria Escolar como requisito avaliativo da disciplina de Fundamentos e práticas da EaD.

Aula 1 - ORIENTAÇÕES GERAIS

Profuncionário é o programa de formação inicial em serviço dos profissionais da educação básica dos sistemas de educação público e surgiu com uma proposta político pedagógica. Trata-se de curso técnico de formação para os funcionários da educação, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica.

O curso oferece conhecimentos técnicos e científicos que contribuem na evolução e qualificação profissional.

É certeza que sairei ao final deste curso com uma bagagem muito mais bem estruturada e fundamentada, refletindo os resultados em meu trabalho na escola.

Bem como ao final do curso serei oficialmente considerada uma profissional da educação segundo a LDB art.61 e alterada pela Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009, e 62-A.

Art.61 Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que nela estando em efetivo exercício e tendo sido formado em curso reconhecido, são:

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Art.62-A. A formação dos profissionais a que se refere o inciso III do art.61 far-se-á por meio de curso técnico-pedagógico, em nível médio ou superior, incluindo habilitação tecnológica.

Aula 2 - CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA E O USO DAS TECNOLOGIAS

Atualmente por não ter tempo de sair de casa todos os dias para ir a uma faculdade fiz uma breve pesquisa sobre cursos na modalidade a distância, então conclui que seria viável nas minhas condições, hoje faço um curo de especialização e o curso de secretaria escolar na modalidade EaD, já conclui outros cursos na área da educação utilizando esse mesmo método.

Gosto desse tipo de modalidade de curso, acho interativo, podendo se encaixar de forma flexível a rotina do dia a dia, tenho facilidade para uso do ambiente virtual do curso de secretaria escolar, apesar de ser a distância é um curso que exige muito do aluno, por isso precisa ser disciplinado com os horários, para cumprir com as atividades propostas, querendo ou não você tem um aprendizado satisfatório.

É uma nova situação de relações sociais em termo de informação e comunicação é o computador conectado em rede possibilitando as pessoas interagirem em um verdadeiro ambiente virtual.

Aula 3 - AS DIFERENÇAS ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA

A educação a distância é uma modalidade de ensino, que cada vez mais ganhando espaço em nossa sociedade, pois funciona através de um processo educativo sistemático e organizado que tem como característica fundamental a separação físico-espacial entre professor e alunos que interagem de lugares diferentes, através de meios tecnológicos diversos, que possibilitam uma interação bidirecional.

A educação presencia a meu ver é a educação tradicional, onde temos uma relação diária entre professor e aluno, horários fixos e local físico para s estudos. Já tive a experiência de estudar nessa modalidade, confesso que era muito mais cansativo, pois nesta época trabalhava em dois locais diferentes e distantes.

O curso de secretaria escolar na modalidade EaD que estou fazendo permite compreender a evolução das tecnologias na nossa sociedade, o uso das tecnologias no sistema de aprendizagem, é um curso que se fundamenta na autoaprendizagem, temos como recurso o moodle que é o ambiente virtual do aluno, encontramos no moodle as disciplinas, fóruns, chats, material didático on-line, temos ainda aulas presenciais para dialogar e socializar nosso conhecimento, além disso faço meus horários de  estudos, podendo estudar em casa , no trabalho, em qualquer outro local que eu vá, possibilitando conciliar trabalho, família e estudo.

Aula 4 - MODELOS E SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O material utilizado na modalidade a distância é de fundamental importância que ocorro o aprendizado satisfatório, pois neste tipo de modalidade o material didático é comparado ao professor, é este meio que possibilita a comunicação e socialização do aprendizado.

As tecnologias: material impresso, áudio, computacional e vídeo ou audiovídeo são mídias e ferramentas descritas por Rumble (2000) chama de sistemas de geração de primeira, segunda, terceira e quarta geração. No meu caso em relação ao material didático que utilizo no curso que já citei anteriormente encontra-se na quarta geração a comunicação é feita por meio do computador.

Aula 5 - A Escola: ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Prática Profissional Supervisionada – PPS, é a prática profissional realizada na escola em que o aluno trabalha, relacionando a sua função dentro da escola, conteúdo estudados e problemáticas, desenvolvendo assim um projeto com um tema sugerido ou escolhido de acordo com a realidade da escola.

A realização da PPS possibilita compreender melhor situações existentes na escola, que até em tão não eram vistas, não eram estudadas, além disso favorece a autoavaliação e a avaliação da aprendizagem e do processo de formação profissional em serviço.

O estudante-funcionário deverá colocar em prática o seu projeto por meio da vivência da ação educativa, que resultará em um relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com