TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  6/8/2015  •  Ensaio  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Escola Estadual José Gabriel de Oliveira

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

FLORA MARIA SANCHEZ MAYORAL  RA: 4932931566

IRACILDA MARIA DA SILVA                  RA: 1299927318

 KENIA BARRETO GARCIA PIAI            RA: 4732905143

SIMONE GARCEZ SOTO                           RA: 4573912885

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, 3º semestre, sob orientação da professora-tutora à distância Marinês Soratto.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

Abril/2013


SUMÁRIO

Somos feitos de tempo?        03

A origem da educação escolar no Brasil        05

Cronologia da educação no Brasil        07

Memória da educação no Brasil contemporâneo        10

Anexos        11

Referências bibliográficas        13


 “SOMOS FEITOS DE TEMPO?”

Quando se fala em estudo da história, geralmente, a pergunta que nos vem á mente é: Para que estudar história, pois que importância tem o que já se passou?

A pergunta é interessante e a investigação da resposta nos conduzirá a grandes descobertas.

Convém primeiro saber o que é história. Analisemos esta definição: A história é um estudo do relato da vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.  Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

Desta definição podemos tirar três coisas de extrema importância para nossa compreensão:

O homem vive no tempo; o homem é um ser social, portanto vive em sociedade; o homem constrói seu tempo.

Através da história reconstruímos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação transformadora dos indivíduos no tempo. As nossas ações e pensamentos mudam no tempo, de acordo com o que enfrentamos com os problemas na vida pessoal, como também na vida da sociedade.

Nós somos feitos de tempo, não só para reconstituição do passado, mas em função da construção do futuro. No passado que se foram fundadas as raízes do presente. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados.

Investigar o passado é uma forma de se conhecer onde fundar as raízes do presente, para crescer algo no futuro. O presente não se esgota na ação que realiza, mas adquiri sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Somos seres históricos e nada escapa á dimensão do tempo, vivemos no tempo que anda, passa e nunca para.

Compreendamos que pensar no passado não é saudosismo ou apenas curiosidade.

O estudo da História, seja qual for, deve servir primordialmente como elemento comparativo, associativo, elucidativo, com referência aos nossos costumes, hábitos e tendências. Como tal coisa evoluiu, como começou, porque começou, tudo isso só pode ser respondido pelo estudo da história. Há muito que podemos aprender com a história: Erros que ocorreram no passado, e que podem ser evitados, buscar novas soluções baseadas nas descobertas do passado, conhecer para onde caminhamos com base no conhecimento de onde viemos, etc.

Por isso a necessidade de reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação dos indivíduos no tempo, por meio de selecionar e construir os fatos considerados importantes e que serão interpretados no futuro.

É o que acontece com a História da Educação, ela trata da abordagem cientifica de recortes da realidade e estuda a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar entre suas crises e as do sistema social.

Construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem suas culturas e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam, através da História da Educação.

A História da Educação dá oportunidade para que as pessoas envolvidas no projeto de educar ou novas gerações tenham consciência do caminho já percorrido e possam estabelecer metas para implementação desses processos, atento para as mudanças necessárias.

Disto concluímos a necessidade da preservação da memória histórica.

Com a preservação da memória histórica reconstituímos o passado. Vemos então que o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares, as diversas situações vividas em cada tempo nos ensinam  os sucessos e as falhas de cada uma.

A reconstituição da história é muito importante, pois cada sociedade tem uma cultura diferenciada com interesses sociais e políticos diferentes que modificam o seu modo de vida e nos faz refletir nos pontos positivos e negativos de cada época, resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessas culturas históricas.

Por isso as sociedades que mais progrediram em seu crescimento, tanto físico como intelectual, foram as que mais se preocuparam em preservar sua memória histórica.

O tempo constrói os fatos, transmite memórias e experiências, modifica conceitos e significados estabelecendo conflitos e mudanças indispensáveis à sua história.

A preservação da memória, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos, transformam os tempos perdidos em tempos redescobertos, conferindo a cada experiência, a verdade em relação aos desafios educacionais do presente.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

        Grandes acontecimentos marcaram a Europa entre os séculos XV e XVI, inundando drasticamente a rotina dos habitantes medievais. As principais comportas das novidades abertas foram então: a alta Renascença, a descoberta das Américas e a fúria da revolta protestante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (417.9 Kb)   docx (220.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com