TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

COLÉGIO LICEU SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

                             ANADEGE CRUZ SANTOS           RA: 6582337876

                               DÉBORA GOMES DA SILVA        RA:6951493614

FELIDIANEFER GOMES FELIX     RA: 6578284608

THAIS MARIA PEREIRA               RA: 6579323369

                                 VANESSA SMIRELLI                      RA: 6944445086

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professora-tutora Kristiane Rovina

                                                          CAMPINAS

                                                           Abril/2014


 “SOMOS FEITOS DE TEMPO?”

A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES”.

Acreditamos que somos seres históricos, pois nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas pessoais, como também da vivência com outras pessoas e grupos vamos assim produzindo cultura. Devemos preservar a memória histórica vivenciada pelos nossos antepassados, procurando com isso compreender os fatos ocorridos trazendo um novo sentido à nossa vida nesse mundo, através das experiências vivenciadas. A compreensão da cultura adquirida com o tempo, com a convivência, com o espaço no qual estamos inseridos, faz agente valorizar as nossas raízes buscando novos meios de nos relacionarmos perante a sociedade. Estamos em constantes transformações, as heranças culturais transmitida pelos nossos antepassados estabelecem projetos de mudanças. Mudanças estas que, o presente não se esgota na ação em que o passado é espelho para um futuro melhor. Que as ações do passado sirvam como meio de aprendizagem como também de conquistas futuras para todos. É através do passado que buscamos o aprimoramento no presente e de um futuro melhor.

  Nós como seres humanos buscamos um contexto histórico-social concreto compreendendo a prática social vivenciada no passado e buscando viver um presente diferenciado para que no futuro sejamos lembrado. Tendo com isso um movimento contínuo onde a memória é preservada para que as futuras gerações conheçam o passado.

 No que diz respeito à educação devemos preservar todo o passado. As maneiras de como começou as primeiras escolas, os professores ou mestres. De acordo com o grau de exigência, normas e crenças. Os métodos de ensinos, e as necessidades das sociedades. Para que isso aconteça é necessário que o educador seja consciente do seu papel, crítico sendo capaz de saber qual é a sua função perante o grupo no qual atua. Pois somos seres atuantes no papel da vida e na imensidão do tempo no qual estamos inseridos eterno renovar de conceitos ultrapassados. A educação vem se desenvolvendo ao longo de sua história. E muitas vezes estagnada diante da situação em que se encontra a sociedade, porém buscamos com os erros do passado dar qualidade ao presente e investir no futuro.


        Podemos perceber que os métodos tradicionais já não é absoluto, o aluno é visto como um indivíduo ativo, crítico e reflexivo na sala de aula. Observamos que ao longo da história foram travadas incessantes lutas que culminaram na evolução do saber e o crescimento do ensino em todo pais. No retrocesso histórico da educação vimos que o homem passou a compreender a importância de estudar para seu crescimento espiritual e profissional.

 Assim podemos perceber que a história é o tempo todo reescrito sendo que a cada dia surge um novo fato para acrescentar, sendo assim ela nunca é idêntica em todos os tempos e nem em todos os lugares, pois não à mudança sem história.

Acreditamos que é esse o papel da história, retratar o passado para entender quem fomos, e utilizar esses relatos para o presente e para acrescentar no futuro.

          A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A trajetória da educação brasileira foi marcado por grandes rupturas com a chegada dos portugueses e seus métodos europeus de ensinar. Os jesuítas trouxeram os seus costumes, a moral, a religiosidade europeia como também os métodos pedagógicos que funcionaram durante 210 anos.

Com a chegada dos jesuítas a educação indígena foi interrompida, o Padre Manoel de Nóbrega edificou a primeira escola brasileira em Salvador tendo como mestre Vicente Rodrigues, que durante 50 anos dedicou-se ao ensino como também a propagação da fé. Suas escolas possuíam documentos regulamentados, escritos por Inácio de Loiola, o Ratio Studiorum, não se limitava somente ao ensino das primeiras letras mais também a curso de filosofia, considerado secundário como também o de teologia não podendo esquecer das ciências sagradas, considerado nível superior, para formação de sacerdotes.

 Como esta educação não tinha nenhum interesse comercial, pois a fé não trazia nenhum tipo de benefício ao estado é que os mesmos foram expulsos das colônias restando com isso poucas praticas educativas no Brasil.Com a epidemia que houve no século XIV e com o enriquecimento da igreja católica havendo com isso o abandono da fé  por parte de alguns sacerdotes como também a  divergência com as normas  internas da igreja, o desrespeito ao celibato e ao descaso aos ritos religiosos, havendo também a venda de perdão por parte do vaticano, bem, como a contra reforma, a igreja católica redireciona sua pratica, a partir do CONCILIO DE TRENTO criado em 1534 por INACIO DE LOIOLA, que definia as principais tarefas dos jesuítas como: confissão, catequese, que trabalhava a disciplina do corpo sendo que os missionários tinham como objetivo recuperar os antigos fieis convertidos ao protestantismo ou paganismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (425.1 Kb)   docx (331.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com