TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
CURSO- PEDAGOGIA
METODOLOGIA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1

Nome: Beatriz Cristina Santos da Cunha
Turma: A
Profª Lisângela Guiraldelli

Horta Neto, J. L. Avaliação sem impacto na aprendizagem. Nova Escola, ano 30, n.282,2015. P.56-58.

Introdução

“Avaliar é algo fundamental em Educação. É um processo com diversas etapas que permitem apontar, em determinado momento e situação, o que pode ser feito para garantir as aprendizagens dos alunos. O desenvolvimento do instrumento de medida [...] é essencial para o processo avaliativo, pois capta informações sobre a realidade educacional que se quer conhecer e a partir dos dados obtidos faz-se um julgamento de valores [...] sobre o que está sendo analisado.” (p. 56).

“Dessa forma avaliar é mais do que medir, a medida desvenda e a avaliação aponta o que deve ser feito.” (p.56).

“No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb); cuja aplicação piloto aconteceu em 1988, é fruto tanto desse movimento internacional, como da expertise de pesquisadores da Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, envolvidos como os grandes vestibulares dos anos 1970. Fazia parte do primeiro grupo aquele que pode ser considerado o pai da avaliação educacional no Brasil, Heraldo Marelim Viana.” (p.56).

A época da accountability

“Nos anos 1980, as políticas neoliberais pregavam [...] a existência de um estado mínimo com a privatização progressiva dos serviços públicos.” (p.56).

“Como consequência, os testes avaliativos ganham uma centralidade sem precedentes nas políticas educacionais.” (p.56).

“[...] a palavra accountability passa a fazer parte dos discursos de governantes ao redor do mundo. O termo tem dois sentidos: um ligado à prestação de contas e outro à ideia de responsabilização.” (p.56-57).

“Para garantir o accountability, os resultados das avaliações educacionais passam a ser utilizadas para variados fins, muitos de forma inapropriada, todos relacionados ao desempenho dos alunos nos testes [...]” (p.57).

“A preocupação das políticas educacionais deixa de ser com o aprendizado, mudando o foco para o desempenho dos alunos nos testes.” (p.57).

“Espera-se também que a competição incentive cada escola a buscar a excelência.” (p.57).

Accountability no Brasil

“No caso brasileiro, a partir de 2005 o governo federal transforma o Saeb, aplicado desde 1991 de forma amostral, na Prova Brasil, um teste quase censitário [...] que possuam mais de 20 estudantes matriculados no ano escolar testado [...] com a criação da Prova Brasil torna-se possível divulga-los por escola, com a ressalta de que, pelo critério utilizado, a prova mão pode ser aplicada em cerca de 400 dos mais 5,5 mil munícipios brasileira.” (p.57).

“Apesar de terem matrizes de referência próprias e diferenciadas todos os resultados estão na mesma métrica da Prova Brasil, podendo assim ser comparados.” (p.57).

“Em 2007, o governo federal criou um indicador de qualidade o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [...].” (p.57).

“Assim como o Saeb e a Prova Brasil induziram os testes nos estados e municípios, o Ideb também provocou a criação de indicadores locais, que servem principalmente como justificativa para o repasse de recursos para as escolas.” (p.57).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com