TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  3.881 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL GOIANO

CÂMPUS- MORRINHOS

CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

THAIS ROSA DE CAMPOS

METODOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Resenha apresentada como exigência parcial para aprovação na disciplina de Metodologia de Pesquisa do Curso de Pedagogia do Instituto Federal Goiano.

MORRINHOS- 2015

METODOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

DEMO, Pedro. Definindo conhecimento científico. In: Metodologia do Conhecimento Científico. 1º Ed, São Paulo: Atlas, 2000, p.13-43.

        

Na obra Metodologia do conhecimento científico o autor Pedro Demo busca discutir sobre a execução metodológica do conhecimento científico, no ambiente pós-moderno. Essa obra está dividida em oito capítulos, mas vamos abordar somente o primeiro capítulo que está dividido em quatro subtítulos. Pedro Demo nasceu em Santa Catarina, em 1941, em Pedras Grandes, cursou Filosofia, Teologia e estudo de Música. Recebeu várias premiações, fez pós-doutoramentos na Alemanha, foi professor em várias universidades no Rio de Janeiro e tem várias obras publicadas. Atualmente é professor do curso de Serviço Social da UnB.

O primeiro subtítulo “Sobre Definir” Demo fala que definir um fenômeno é colocar limites, reduzi-lo a seu ponto central, mas quando damos uma definição a um fenômeno podemos empobrecê-lo, porque o reduzimos a centralidade do nosso ponto de vista. Nesse sentindo definir conhecimento científico presume ao ponto de vista de quem o define e depende também da metodologia cientifica utilizada que pode ser: positivista, dialética, moderna e pós-moderna que trarão resultados diferentes para a definição. A análise é o método mais característico do procedimento científico, porque analisar significa decompor um todo em partes, ela proporciona um processo controlado, traz o conhecimento cientifico para a questão do método, combina com a capacidade lógica dedutiva e indutiva, procede pela simplificação e, sobretudo a análise e a arte de definir.

No segundo subtítulo “Tentativa de definição” o autor faz uma distinção dos termos ciência, conhecimento científico, tecnologia e pesquisa para chegar à definição de conhecimento científico. Segundo Demo os termos ciência e tecnologia quando conectados representam o crescimento econômico e o domínio do mundo. O “Conhecimento científico” não é senso comum, não é sabedoria, não é ideologia e não é paradigma específico, mas é na visão dialética o interesse pelo questionamento cheio de dúvida metódica, nesse sentido ele não produz certezas, mas fragilidades controladas.  O termo pesquisa é entendido como processo de obtenção do conhecimento e é distinguido pelo autor em quatro tipos: teórica, metodológica, empírica e prática.

No terceiro subtítulo “Critérios formais da demarcação científica” Demo traz a questão do discurso que para haver um discurso científico é necessário que ele seja lógico, sistemático, coerente e bem argumentado. Ele traz a coerência, a sistematicidade, consistência, originalidade, objetivação e discutibilidade como critérios formais, mas que o conhecimento científico não pode ser determinado apenas por esses critérios.

O quinto e último subtítulo trata dos “Critérios políticos de demarcação científica” esses critérios políticos estão divididos em: intersubjetividade, autoridade por mérito, relevância social e ética. Demo busca combinar os critérios formais e políticos, pois o conhecimento científico precisa satisfazer esses critérios de qualidade formal e política para produzir uma ciência concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com