TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

A escola não pode ignorar o avanço das novas tecnologias e a importante influência que elas exercem na sociedade atual. O mundo mudou e a escola também precisa mudar, para tanto, o diretor, juntamente com sua equipe pedagógica, devem acompanhar estas mudanças.

Através de uma gestão democrática, comprometida com a melhoria do desempenho do processo ensino-aprendizagem, o diretor deve atuar de forma a facilitar o acesso de todos os envolvidos no processo educacional aos novos recursos tecnológicos, pois percebe-se que em muitas escolas a utilização destes recursos ainda estão desafiando a educação.

Diante do exposto, é função do gestor disseminar o uso dos recursos de multimídia na escola, incentivando os professores a conhecer novos recursos tecnológicos e disponibilizando meios para que eles possam aprender a utilizá-los.

O gestor deve facilitar e incentivar os professores a integrar estes recursos nos planos de ensino, dando apoio e criando um ambiente propício ao uso destes recursos. O uso de projetor de imagens (Data Show), lousa digital, aparelhos de som, gravadores, filmadoras, computadores ligados à internet, tablets e etc., podem ser recursos muito atrativos quando utilizados pelo professor em suas aulas, pois estimulam aprendizagens significativas onde os conteúdos passam a ser transmitidos de forma mais atraente, criativa e inovadora.

O uso do computador e da internet também são ferramentas que auxiliam no planejamento das aulas, tornando-as mais significativas aos alunos, possibilitando ao professor aplicá-las de forma mais competente, pois possibilitam que o professor dinamize suas pesquisas e adote metodologias diferenciadas, onde os processos de ensino-aprendizagem estimulam a exploração das redes de saberes através das redes de interações sociais que são muito importantes no processo educacional, pois é através do conhecimento dos alunos que o professor, como mediador, ajuda a socializar as construções de novas aprendizagens.

O gestor pode propor a sua equipe pedagógica a criação de um acervo digital para registrar as pesquisas feitas, os projetos realizados na escola e as dramatizações feitas pelos alunos. Assim, direção, coordenação e professores poderão desenvolver uma proposta pedagógica coletiva, com a utilização dos recursos de multimídia, procurando acompanhar sempre as novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com