TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TRABALHO EM GRUPO – TG

Gonçalina Farias de Souza – RA 1403400

Pimenta Bueno – RO

2014

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Multimídia  é a combinação, controlada por computador  e dispositivo móvel, de pelo menos um tipo de média estática (textofotografiagráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeoáudioanimação) (Chapman & Chapman 2000, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia).

Tais recursos vêm se modernizando muito nos últimos anos e vem despertando o interesse das pessoas sendo utilizado em atividades da indústria, comércio, nas atividades do dia-a-dia, como também na educação.

Trata-se de uma atividade que desperta interesse em pessoas de todas as idades, principalmente entre as crianças e adolescentes.

A escola não pode ficar de fora desta situação. Ela deve tentar acompanhar este desenvolvimento e tentar incorporar o uso de tais recursos em sua prática pedagógica, visto que estes são de interesse dos alunos e podem contribuir na melhoria da qualidade do ensino.

Diversos autores citam os benefícios do uso da multimídia na educação. De acordo com o mapa conceitual apresentado, por meio do uso das multimídias na educação, seu uso pode trazer aprendizagens significativas, desenvolvendo atividades de forma inovadora, atraente e criativa.  Também são ferramentas que auxiliam o professor no planejamento das aulas, tornando-as mais significativas e competentes. Por meio destes recursos, o professor pode preparar aulas com uso de hipertextos, gráficos, tabelas, planilhas, ilustrações, entre outros recursos.

Outro fator destacado diz respeito ao uso da internet, que possibilita a realização de pesquisas e uso de metodologias diferenciadas. Também possibilita a socialização de experiências, favorecendo a construção de conhecimentos mais amplos e aprendizagens significativas. Por meio das redes, tem-se a oportunidade de conhecer outras realidades, tendo uma visão mais ampla da realidade.

Verifica-se uma infinidade de atividades que podem ser desenvolvidas por meio da multimídia na educação. Porém, muitos educadores encontram sérias dificuldades em utilizar estes recursos.

Em muitos casos, as salas de multimídia são pouco utilizadas nas escolas, sendo muitas vezes apontada como forma de entretenimento ou passa-tempo, quando na verdade poderia estar sendo amplamente utilizada como uma ferramenta de ensino.

O que poderia ser feito para mudar esta situação?

Libâneo (2001) enfatiza que uma das formas mais eficazes de aprender a enfrentar as mudanças e ir construindo uma nova identidade profissional é o desenvolvimento de uma atitude crítico-reflexiva.

Portanto, faz-se necessário que o professor tenha consciência da necessidade de buscar conhecimentos para adequar-se a esta nova realidade, e enfrentar os desafios impostos pelo desenvolvimento tecnológico, adequando a sua prática pedagógica, além de tornar suas aulas com uma qualidade superior e mais interessantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com