TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marco Metodológico em Uma Pesquisa Científica

Por:   •  28/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

ACTIVIDAD DE APRENDIZAJE Y EVALUACIÓN – UNIDAD III (Marco Metodológico)  

Silva, Monteiro Maria José

 

TAREFA Nº 3: Ajuste do Marco Metodológico preparado para o Projeto de Pesquisa

PROCEDIMENTO

A presente investigação enfocará as formas metodológicas, elencando como será a análise e a investigação do projeto, descrevendo os principais procedimentos que serão aplicados durante o processo de pesquisa de campo.

3.1 Descrição e explicação das principais características metodológicas do projeto:

3.1.1 Tipo de desenho com o qual a pesquisa foi concebida;

A estruturação da tese tem como objetivo descrever quais os fatores que levam a escassez da inclusão lúdica digital nas práticas pedagógicas dos docentes do ensino infantil. Assim, a partir do diagnóstico da prática pedagógica dos professores bem como o interesse e o envolvimento da aprendizagem das crianças de 04 e 05 ano da Escola Jardim de Deus. Tendo como enfoque a pesquisa mista sendo experimental e não experimental, e quanto a dimensão tática ela é sistemática, do geral ao específico. Terá por base uma abordagem de fontes secundárias de referência bibliográfica, e, de dados de fonte primaria de coletas de dados.

3.1.2 Principais características metodológicas com as quais a pesquisa foi projetada.

Nessa tese, apresenta-se a tipología da pesquisa exploratoria, experimental e descritiva. Na dimensão terá uma abordagem de fontes secundárias de referência bibliográfica, e, de perspectiva de temporalidade experimental. Quanto a dimensão tática ela é sistemática. Terá foco quantitativo de coletas de dados do diagnóstico, sendo não experimenta,l uma vez que o pesquisador não manipulará a variável. Também terá foco qualitativo inserindo um plano de intervenção como forma metodológica inovadora com objetivo de alcançar mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil.

3.2 Definição de População, Amostra e Amostragem

3.2.1 População

        Participarão da pesquisa as turmas e 1º e 2º período da Educação Infantil do da Escola Jardim de Deus em Santana, Amapá, Brasil.

3.2.2 Amostra

        A amostra será composta por cem alunos e quatro professoras da Educação Infantil da Escola Jardim de Deus no Município de Santana, Amapá, Brasil.

3.2.3 Amostragem

        Participarão da pesquisa:

        - 100% dos alunos das quatro turmas, duas de 1º e duas de 2º período totalizando100 alunos;

        - 100% dos professores dessas turmas (4 professores);

- 100% do corpo técnico( 2 coordenadores)

3.3 Especificação de técnicas, instrumentos e procedimentos para coleta de dados

O questionário segundo Minayo (2004, p. 108) congrega questões abertas e fechadas, e será utilizado para que os participantes possam responder da forma como quiserem, sem a influência direta do pesquisador.

Em relação ao questionário os professores e técnicos serão questionados sobre a metodologia de ensino em paralelo com o uso das TICs.

Os alunos serão observados para obtenção de dados sobre o interesse e envolvimento nas aulas, observando os aspectos metodológicos que os professores aplicam, bem como a motivação e interação de profesores e alunos no cotidiano escolar.

3.4 Especificação de tipo, ferramentas e procedimentos para análise e interpretação de dados

A análise dos dados ocorrerá mediante uso de abordagem qualitativa e quantitativa, sendo de natureza mista. Segundo Minayo (2004) expressa pela interpretação dos fenômenos na realidade escolar, e, portanto, serão apresentadas através de descrição das respostas contidas nos questionários e por média estatística e uso de gráficos de pizza, bem como análise de conteúdo da transcrição literal das respostas.

CAPÍTULO III: MARCO METODOLÓGICO

3.1        Principais características metodológicas

3.1.1 Enfoque

Esta pesquisa possuirá enfoque misto, com perspectivas quantitativas e qualitativas. Apresenta-se à tipología da pesquisa exploratoria, experimental e descritiva. Na dimensão terá uma abordagem de fontes secundárias de referência bibliográfica, e, de perspectiva de temporalidade experimental. Quanto a dimensão tática ela é sistemática. Terá foco quantitativo de coletas de dados do diagnóstico, sendo não experimenta,l uma vez que o pesquisador não manipulará a variável. Também terá foco qualitativo inserindo um plano de intervenção como forma metodológica inovadora com objetivo de alcançar mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil.

3.1.2        Desenho

Desenho experimental, não experimental e de intervenção. A estruturação da tese tem como objetivo descrever quais os fatores que levam a escassez da inclusão lúdica digital nas práticas pedagógicas dos docentes do ensino infantil. Assim, a partir do diagnóstico da prática pedagógica dos professores bem como o interesse e o envolvimento da aprendizagem das crianças de 04 e 05 ano da Escola Jardim de Deus. Tendo como enfoque a pesquisa mista sendo experimental e não experimental, e quanto a dimensão tática ela é sistemática, do geral ao específico. Terá por base uma abordagem de fontes secundárias de referência bibliográfica, e, de dados de fonte primaria de coletas de dados.

3.2         Especificação das principais características metodológicas da investigação

3.2.1 De acordo a finalidade e o propósito

Nessa tese, apresenta-se a tipología da pesquisa exploratoria, experimental e descritiva. Na dimensão terá uma abordagem de fontes secundárias de referência bibliográfica, e, de perspectiva de temporalidade experimental. Quanto a dimensão tática ela é sistemática. Terá foco quantitativo de coletas de dados do diagnóstico, sendo não experimenta,l uma vez que o pesquisador não manipulará a variável. Também terá foco qualitativo inserindo um plano de intervenção como forma metodológica inovadora com objetivo de alcançar mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (322.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com