TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

I[pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO: Tânia Reis de Sousa

Curso: Pedagogia

Matrícula: 1299508206

 

 

Osasco

 2015

Tânia Reis de Sousa

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera Osasco como requisito parcial do curso de Pedagogia.

Coordenador de Curso: Marcelo César Cavalcante

Osasco

 2015

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo da aluna: Tânia Reis de Sousa

Data (mês e ano):Outubro/2015

Matrícula:1299508206

Instituição de Ensino: Faculdade Anhanguera Osasco

Curso: Pedagogia

Entidade (Empresa): E.M.E.F Edegar Simões

Data de início do estágio: 23/09/2015

Data de término do estágio: 21/10/2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

elementos necessários para situar o tema do trabalho.        

2        AMBIENTE DE PESQUISA        

2.1        A Escola        

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

2.3        Período de Observação        

2.3        Período de Coparticipação        11

2.3        Período de Regência        12

3         10

        11

        12

        13


  1. INTRODUÇÃO                                                                                      

                   Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Tânia Reis de Sousa do 6º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado  EJA-Educação de Jovens e Adultos na E.M.E.F Edegar Simões, no período de 23/09/2015 á 21/10/2015.

                          O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.

                   Neste contexto eu, Tânia Reis de Sousa elaborei o estágio através de atividades de observação, coparticipação, planejamento de aula e regência, supervisionada pela diretora Nanci, com a atenção também da professora Rosimeire, que me ajudaram a concluir o estagio com exito. O processo de ensino-aprendizagem dos alunos da escola Edegar Simões, que é oferecido no perido noturno tem como objetivo o formação escolar  das pessoas que não concluiram seus estudos na idade certa. Nesta maioria pessoas de idade superior a idade de 30  

anos para as seres iniciais do ensino fundamental, o que dificulta a aprendizagem satisfatoria, pois a maioria tem outros compromissos e não consegue se dedicar devidamente para a aprendizagem, gerando faltas e menor desempenho.

                       

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

2.1 - A Escola, Espaço Físico

            A E.M.E.F Edegar Simões é uma escola pública, foi criada em 10 de agosto de 1981, esta localizada em carapicuíba, rua Mirassol nº 85, Ariston Estela Azevedo. Fornece educação para o Ensino fundamental 1 e 2 e o EJA em todas a séries. Atende em 3 periodos, manhã, tarde e noite. O prédio esta em processo de ampliação, mas atualmente é composto de 21 salas de aula, sala de diretoria, sala de profesores, sala de recursos para atendimento educacional especializado (AEE), quadra de esportes descoberta, cozinha, sala de leitura, banheiro, refeitório, secretaria, área verde e pátio coberto, todos em bom estado de conservação e limpeza. Seus recursos didáticos são informática, artes, leitura (multiuso-vídeo), brinquedoteca, onde neles tem TV, videocassete, DVD, antena parabólica, copiadora, retoprojetor, impressora, datashow, câmera fotográfica e brinquedos educativos para diversas idades.

2.2 - Corpo Escolar

        A escola esta composta com mais ou menos 950 alunos de classe média e baixa, onde seus pais preferiaram a escola pela proximidade de suas residencias, e por a maioria ser de baixa renda, não teriam como arcar com o transporte para escolas um pouco mais distantes. Possui 42 funcionarios ( merendeiras, inspetores, faxineiras), 35 professores, diretora, vice-diretora e coordenadora.

          Na matriz curricular constam as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História/Geografia, Ciências, Educação Física e Artes, com um total de 800 horas anuais. As reuniões pedagógicas uma vez por mês, com os pais e conselho de classe ao final de cada bimestre, onde é analisado o desenvolvimento e a evolução dos alunos observando sua participação e interesse, procurando meios para solucionar possíveis dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com