TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática 2° semestre

Por:   •  4/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.650 Palavras (27 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 27

Redes Sociais e Comunicação

Matemática Licenciatura 2° semestre

Tema 01

Práticas de Leitura: do Impresso ao Digital

Questão 1

Como o texto digital muda as práticas de leitura e por que é ingênuo pensar que essa mudança restringe-se apenas à alteração de suporte?

Resposta: É ingênuo pensar que a chegada do texto digital refere-se apenas a uma mudança de suporte, pois ele promove mudanças na maneira de ler, assim como na maneira de produzir os textos. O texto passa a ser produzido de modo fragmentado, o que implica perda da percepção da obra como obra, maior esforço cognitivo por parte do leitor e mais liberdade para o percurso de leitura. O maior desgaste visual causado pela leitura na tela do computador, ainda que já tenham sido desenvolvidas técnicas para minimizar esse desgaste, também influencia na maneira de ler e produzir textos digitais.

Questão 2

Segundo Chartier, quais são as rupturas que a revolução do texto digital promoveu em relação ao texto impresso?

Resposta: O surgimento do texto digital é considerado uma revolução na história da leitura, pois, segundo Chartier, promoveu três rupturas em relação ao texto digital. Essas rupturas são de três ordens: dos discursos, das razões e das propriedades. A primeira refere-se ao desaparecimento da categorização dos discursos que, na cultura impressa, era feita a partir da materialidade do objeto; com o texto digital, essa materialidade se perdeu, pois os discursos circulam em um único suporte: o computador. A segunda diz respeito à mudança na forma de se construir a argumentação, que deixa de ser linear e dedutiva e passa a ser aberta, devido à segmentação característica do texto digital. Além disso, a confiança no autor é enfraquecida, pois o leitor pode comprovar a validade daquilo que é afirmado. Por fim, a terceira ruptura é da ordem das propriedades textuais e da autoria. O texto digital configura-se de maneira diferente do impresso, é fragmentado, promovendo, assim, uma leitura descontínua. Em relação à autoria, esta é enfraquecida, pois o leitor, na internet, pode apropriar-se de qualquer texto (reproduzindo, editando etc.), além disso, qualquer pessoa pode escrever e publicar textos, provocando, assim, a revisão dos papéis de leitor, autor, editor e crítico.

Questão 3

Assinale a alternativa incorreta sobre as propriedades que caracterizam o hipertexto:

a) Enquanto o texto impresso tem como característica fundamental a sua unidade, o hipertexto caracteriza-se por ser uma rede aberta, fragmentada.

b) O hipertexto prevê uma leitura não linear, pois o leitor pode traçar seu próprio percurso de leitura por meio dos links.

c) O hipertexto é a variante digital do texto impresso. Ele mantém as características do impresso, diferindo apenas quanto ao suporte em que é disponibilizado.

d) O hipertexto requer maior esforço cognitivo, pois exige que o leitor tenha mais conhecimento para criar as relações necessárias entre os diferentes textos e para estabelecer conclusões a partir de uma leitura não linear.

e) Ao contrário do texto tradicional, o hipertexto dá mais liberdade ao leitor, pois permite mudanças não só na maneira de ler mas também na maneira de escrever, como ocorre, por exemplo, com as produções colaborativas em que um único texto é escrito por várias pessoas.

Resposta: Alternativa C. A alternativa c está incorreta, pois a diferença entre o hipertexto e o texto tradicional não se resume ao suporte em que eles são produzidos e disponibilizados. Como vimos neste tema, o hipertexto traz particularidades que o diferenciam do texto tradicional, tais como a escrita fragmentada, não mantendo, portanto, as características do impresso.

Questão 4

Julgue as afirmativas sobre a relação entre autor e leitor e assinale, em seguida, a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

I. O surgimento do texto digital preserva as figuras de autor e leitor como duas figuras bem-delimitadas, tal como na cultura impressa.

II. Com a internet, qualquer pessoa pode produzir e publicar textos, sem que seja necessária a validação de uma editora.

III. O texto digital prevê a interação direta entre autor e leitor, o que era pouco comum na cultura impressa.

IV. O percurso de leitura do texto digital, assim como do texto impresso, é definido previamente pelo seu autor.

d) II e III.

Resposta: Alternativa D. A afirmativa I está incorreta porque há uma transformação das figuras de autor e leitor com o texto digital, tornando-as fundidas ou indistintas. A afirmativa IV está incorreta, pois o texto digital, diferentemente do impresso, permite que o leitor defina sua rota de leitura, a qual não é definida, portanto, pelo autor do texto.

Questão 5

As mudanças na relação entre leitor e autor tendem a acabar com esta última figura? Que outros aspectos, além dos textuais, devem ser considerados quando pensamos a noção de autoria?

Resposta: Não, a figura do autor não deve ser suprimida pelas novas relações promovidas pelo texto digital. Isso se explica porque, ainda que atualmente essa figura esteja enfraquecida, especialmente em relação à autoridade daquele que escreve, há uma forte ideologia que sustenta uma divisão do acesso e da produção do conhecimento, entre letrados ou intelectuais e aqueles que não detêm muito conhecimento. Um exemplo disso são as universidades, espaços em que a autoridade e a autoria são essenciais e extremamente valorizados. O autor pode ter seu papel transformado e diluído, mas ainda permanece em algumas esferas sociais.

Tema 02

Linguagem e Comunicação nas Mídias Digitais

Questão 1

O Twitter foi lançado inicialmente com o objetivo de ser uma rede social em que as pessoas poderiam trocar informações sobre seu status por meio de mensagens curtas, tal como o SMS, delimitadas em 140 caracteres. No entanto, atualmente, observamos que o Twitter tem sido usado para outras situações comunicativas. Dê ao menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com