TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática

Por:   •  6/9/2015  •  Dissertação  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 3]

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Blog: “Ciranda da Matemática”

Ariane Lopes dos Anjos.................................................................6814001324

Dayellen Anacleto de Oliveira........................................................1379270706

Denise Cristina de Paiva Ferro.......................................................6241213052

Stephanie Santos............................................................................6819460060

ATPs

Fundamentos e Metodologia de Matemática

Professora Sonelise

Etapa 01

Campinas, 31 de Setembro de 2015.

Intervenções na Matemática

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (Brasil, 1997:52), um dos objetivos do ensino de Matemática no Ensino Fundamental é "levar o aluno a sentir-se seguro, desenvolvendo sua autoestima e a perseverança na solução de problemas".

Temos a consciência de que o aluno aprende com situações concretas e interações sociais do dia a dia, e com isso o professor deve mostrar para os alunos a importância de se aprender matemática dentro e fora da unidade escolar e identificando nelas o conhecimento prévio existentes para ajudar no uso de ideias e materiais. O educador deve intervir sempre, induzindo o aluno a um raciocínio seguro.

O uso de materiais concretos facilita a compreensão, pois a criança entende melhor aquilo que vê, já que a criança ainda não chegou ao estágio da abstração, por tanto ela precisar tocar, ver e sentir para obter um melhor entendimento. O material dourado, de Maria Montessori é totalmente bem empregado nesta situação – mas podendo ser usado também para ajudar: tampinhas, feijões, garrafas.

A utilização de músicas, brincadeiras, montagens, ditados, trocas, tabelas e jogos é uma outra ótima maneira.

Há variadas maneiras e possibilidades para auxiliar o professor com o aluno:

  • Para o aprofundamento progressivo do estudo da adição e das demais operações, pode-se trabalhar a técnica do “vai um”.

  • Para trabalhar a divisão o professor pode utilizar de um trabalho na qual os próprios alunos precisem dividir algo concreto para entenderem melhor a base de todo o processo.

  • Para trabalhar a multiplicação usa se muito a maneira abreviada de indicar a adição de parcelas iguais

É necessário respeitar o estágio cognitivo no qual a criança se encontra pois se não for respeitado ela não terá condições de responder aos objetivos que o professor deseja atingir.

História da Matemática

E por onde anda a matemática? Uma pergunta muito simples, mas seu real significado é muito complexo.

Até uns anos atrás, talvez levássemos um pouco mais de tempo para pensar em quais momentos a matemática estaria presente em nossa vida; Hoje, se perguntado para uma criança, a resposta esperada é: em todo lugar.

Porém, o que significa “em todo lugar”? Realmente, é apenas quando paramos para refletir e analisar nosso próprio dia a dia, é que percebemos todo o universo abrangente dentro desse termo. É a partir dessa reflexão que tomaremos partida para o estudo sobre a História da Matemática e seus elementos.

Considerando todo seu contexto social, a criança trás para a escola todo um repertório que não pode ser ignorado, sendo assim, imprescindível também, a mediação do professor durante o processo de ensino-aprendizagem.

Para se iniciar o estudo sobre a História da matemática, logo após a reflexão sobre a grande importância dessa disciplina que vai além das salas de aula, podemos apresentar um vídeo interessante, para a partir dele, abrirmos novos horizontes para a discussão.

O vídeo que indicamos é “Aula de Matemática e Música” com Pato Donald; aqui o leque de informações é bem abrangente. Inicia-se apresentando o filosofo e matemático Pitágoras, fazendo uma relação com o surgimento da música por meio de frações e organizações numéricas.

Tomando como base esse vídeo, se é possível aprofundar ainda mais sobre o assunto em questão com outros materiais de apoio, identificando como a matemática estava presente desde os tempos mais remotos: quando os homens das cavernas representavam quantidades por meio de “risquinhos” nas paredes, surgimento do escambo, que consistia na compra por meio de trocas (uma ovelha por um porquinho), até chegar aos dias de hoje, estando presente além da música, mas também na medicina, no tempo, em medidas, códigos em gerais, e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com