TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria de Higiene e Segurança

Por:   •  24/6/2016  •  Artigo  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14]

[pic 15]

INTRODUÇÃO

A disciplina de Higiene e segurança nas escolas tem como objetivo nos fazer refletir a importância da higiene e segurança na escola e sobre seu papel na construção de uma escola onde educadores e educandos primem pela limpeza pessoal e do ambiente e na comunidade.

DESENVOLVIMENTO

Memorial apresentado no curso de Secretaria Escolar como requisito avaliativo da disciplina de Higiene e segurança nas escolas.

Aula 1

Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. 

Os cuidados com a higiene pessoal são importantíssimos para a nossa saúde, infelizmente a maioria das escolas não tem infraestrutura para exigir tais hábitos de higiene, o máximo que se pode fazer é ensinar o correto. 

Aula 2

Sabemos que os hábitos devem ser praticados diariamente, em nossas casas, escola e até mesmo em nosso trabalho.

A higienização se enquadra em vários fatores: um deles é de como nós somos estimulados, pois se em nosso dia a dia nos adaptamos aos hábitos e costumes que nos são ofertados, e com o hábito da higiene não seria diferente. Acredito que o estímulo também acelera e participa no aprendizado de algumas regras e deveres que devem ser cumpridos, na escola, a criança passa uma parte de seu tempo, e por que não incentivar, reeducar a ter mais cuidado com a higiene de seu corpo, do ambiente que está inserido em si.

Quando conscientizamos os nossos alunos eles terão uma condição de vida melhor. Pois muitas pessoas morrem por falta de informações e de orientações de prevenção de doenças.

Esses projetos voltados para a segurança e higienização são de fundamental importância, pois muitas crianças não tem o hábito de escovar os dentes, uma alimentação saudável. Na escola que trabalho tem essa preocupação por parte de todo quadro de funcionários, pois recebemos crianças de várias classes sociais. 

Aula 3

A Doença Ocupacional é toda aquela doença que causa alteração na saúde de qualquer trabalhador, em qualquer área de execução do serviço, desde as tarefas mais simples, até as mais complexas. E deve estar sempre relacionada ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, como o câncer que se desenvolve em trabalhadores de minas de metais ou carvão.

Qualquer tipo das doenças ocupacionais pode ser adquirido através de exposição do paciente a diversos tipos de agentes nocivos como radioativos, físicos, biológicos e químicos. Porém, em situações que esses agentes estejam em níveis além dos tolerados pela lei e ainda que a pessoa portadora da doença tenha sido exposta a eles sem a proteção adequada.

Há diversos tipos de doenças ocupacionais. Porém, as mais comuns são aquelas relacionadas ao sistema respiratório e as de pele, como: Asbestose, câncer de pele ocupacional, silicose, dermatite de contato e muitas outras.

Percebe-se que hoje, no mundo em que vivemos de afazeres e formações de conhecimentos demanda-se a utilização desses recursos, e em muitas vezes não nos preocupamos cm a nossa saúde ocupacional. Esse sim é um grande desafio que teremos que enfrentar no decorrer de nossas atividades profissionais ou até mesmas pessoais. Pois dedicamos a maior parte de nossas vidas no trabalho e se faz necessário conhecer sobre o que esses tipos de doenças nos causam para podermos aprender nos prevenir de tais doenças causadas por esforço repetitivo e outros fatores, para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Aula 4

Na verdade, a escola é um espaço público para a formação de cidadãos, no entanto, deve-se ter o cuidado, na medida do possível, quanto a quem tem acesso livre as dependências internas da escola.

A escola enquanto espaço que tem como meta assegurar a todos uma educação com qualidade deverá ter na sua estrutura organizacional uma ação pautada em conciliar os interesses pessoais e coletivos, estabelecendo o diálogo de forma participava com objetivo de melhorar o bom funcionamento da escola.

Todas as pessoas que trabalham nas escolas devem desempenhar ações educativas, de respeito, porque as crianças quando chegam a escola, elas já trazem consigo algumas atitudes oriundas do meio familiar. Por isso é muito importante que a escola também desenvolva práticas, normas, valores e princípios que possam ser aprendidos de forma interativa, levando as crianças a compreenderem sobre o que é bom ou ruim, justo ou injusto.

Aula 5

Os riscos ocupacionais que acometem os trabalhadores das instituições de ensino são oriundos de fatores físicos, químicos, psicossociais, ergonômicos e biológicos. Mas o que considero de maior frequência são os riscos biológicos são representados por agentes biológicos, tais como as bactérias, fungos, parasitas, protozoários e vírus. Estes agentes são os responsáveis pelo maior número de injúrias sofridas pelos profissionais da escola, devido a peculiaridade das tarefas realizadas e exposição direta com todo tipo de pessoa.

Para que tivéssemos um controle maior deste tipo de risco, família e escola devem trabalhar juntas, para prevenção de doenças contagiosas, ou seja, uma maior atenção cona saúde tanto dos alunos como dos funcionários da escola.

Aula 06

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Os membros da CIPA através de reuniões mensais debatem os problemas de segurança do trabalho que foram encontrados na empresa e buscam soluções diretamente com o empregador e com o setor de segurança do trabalho da empresa (se houver). Uma das atribuições da CIPA são:

– Discutir e ajudar na investigação dos acidentes ocorridos, na empresa e de trajeto;

– Sugerir medidas de prevenção e neutralização dos riscos no ambiente de trabalho, que se julguem necessárias;

– Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança do Ministério do Trabalho, como as normas de segurança da empresa;

– Promover o interesse dos empregados pela preservação de acidentes e doenças ocupacionais, ser contagiador das questões de segurança;

– Realizar inspeções de segurança na empresa, seja por causa de denúncia dos empregados, do empregador ou iniciativa própria.

 – Elaborar Mapa de Riscos da empresa em parceria com o SESMT (onde houver), na ocasião entrevistar funcionários sobre riscos encontrados no ambiente de trabalho;  

 Não tenho conhecimento da existência dessa comissão nas escolas do Ceará, na verdade não sei quem orienta ou fiscaliza as escolas de Quixadá para prevenção de acidentes no trabalho, mas percebo que é uma comissão muito importante para empregados e empregadores, pois evitaria que o funcionário falte ou esteja menos produtivo em decorrência de acidente ou doença acometido em virtude do trabalho.

Aula 07

A segurança nas escolas é fundamental, certamente temos a visão que esta abrange todos os espaços da instituição começando pela portaria. Porém o assunto mais abordado está relacionado aos extintores de incêndio.

                Sempre coloco informações a nível de município. É notório que as escolas do nosso município são bem cuidadas, tanto pelo poder público como pela comunidade em geral, porém quando falamos de incêndio de fato temos uma deficiência muito grande, poucas escolas têm extintores, nenhuma passou por treinamento para conhecer e utilizar esse equipamento, mas estamos caminhando para isso, existe certas ações que dependem de políticas públicas, outras do amparo da lei. A lei que determina o uso de extintores em ambientes público têm apenas alguns anos, é de 2004, muitas de nossas escolas já existiam, no entanto, as instituições novas já obedecem a legislação.

A escola em que trabalho não está preparada para situações de incêndios, ou qualquer outro tipo de situação que coloque em risco a vida das pessoas. Na escola não tem extintores, mangueiras de incêndio, ou qualquer outro tipo de item de segurança.

Seria muito bom se tivesse treinamentos para situações de risco com todos que trabalham na escola, não só como prevenção na escola, mas também em nossa casa.

Aula 08

PERGUNTAS CHAVE:

As escolas oferecem condições necessárias mínimas orientando e conscientizando aos alunos dos seus direitos e deveres da criança e adolescentes mesmo passando quatro horas em sala de aula, muitas famílias ainda seguem acompanhando em casa dando continuidade outras não. Para diminuir conscientizar a todos eles conhecem os direitos mais os deveres ficam a questionar, temos educação, saúde, moradia, mas ainda falta muito, crianças que passam fome, descriminação social, violências devido a mal distribuição de renda em todo o país.

Em meu entendimento os artigos necessitam de atualizações, efetivar a prática e cumprimentos das leis, não permanecendo apenas no papel, pois na lei tudo é muito claro, muito aplicável, já na prática anda muito longe de ser o que está escrito.

Em relação aos capítulos IV e V do ECA, a escola proporciona os momentos de brincadeiras, culturais, esportivos, etc. Ressaltamos que as condições para realizações destes eventos são mínimas.

A participação da família ainda necessita ser mais atuante mesmo quando são chamados não comparecem a escola

A população deve compreender cumprir com seu papel de cidadão para exigirem seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com