TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial: Função do Coordenador

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDU

ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO

CINTIA FALCÃO BRITO

PATRÍCIA FERREIRA FONSECA

MEMORIAL:

FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

NA

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

FEIRA DE SANTANA - BA

MAIO DE 2016

SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO.......................................................................................................01

2.        INFORMAÇÕES GERAIS DO COLÉGIO.................................................................02

3.        TRAJETÓRIA DO ESTAGIO E DIFICULDADES ENCONTRADAS.....................04

4.        PROJETO DE ESTAGIO.............................................................................................05

5.        FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE..................................................................................................................07

6.        PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO.......................................................................09

7.        BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................10

APRESENTAÇÃO

        Neste memorial aborda pontos relevantes da trajetória do estágio realizado na Escola Municipal Elisabeth Johnson que teve inicio em 29 de março de 2016 e término em 13 de maio do ano em questão. Este teve como objetivo a observação do papel da gestão escolar, destacando o papel do coordenador,tendo discutindo a função do coordenador pedagógico na formação continuada do docente, análise da rotina da gestão escolar, leitura da documentação da instituição. Sendo assim, abordarei,  primeiramente, questões como minha trajetória de estágio na escola, dificuldades encontradas, projeto de estagio que elaborei juntamente com minhas colegas; Viviane Dias e Rebeca Caribé, o tema que mais me chamou atenção durante o estágio e por fim algumas considerações que são relevantes para minha formação.

        O objetivo deste estágio é proporcionar a nós alunos do curso de pedagogia a complementação e contribuição para nossa formação, possibilitando- nos a integração da teoria e prática. analisando suas contribuições para o exercício profissional do pedagogo escolar. O estágio em gestão foi muito proveitoso, pois além de ampliar minha visão de estudante e futura gestora,, trouxe- me conhecimentos que me fez ver que para uma educação e ensino de qualidade é preciso a participação de todos, sejam esses: gestão escolar, professores, funcionários, pais e comunidade, ou seja, toda comunidade escolar. o mesmo possibilitou que eu relacionasse os conhecimentos obtidos no curso com a prática, sabemos que a escola tem seus problemas e para sana- los faz- se necessária uma gestão democrática.

INFORMAÇÕES GERAIS DO COLÉGIO

        De acordo com o PPP da Escola Municipal Elizabeth Johnson, esta localizada na Rua Liberdade s/n, no bairro da Baraúna do município de Feira de Santana – Bahia, CEP 44020-593. Ela oferece os cursos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino contemplando uma faixa etária de 6 a 14 anos. Foi fundada no dia 21 de fevereiro de 1993. Anteriormente, no dia 07/10/1992 foi firmado convênio entre a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Igreja Batista do Sobradinho para que fosse instalada a Escola Elizabeth Johnson nas dependências da Igreja.. A equipe gestora é formada pela professora Janete,na função de diretora, Flávia na função de vice-diretora e Malena como coordenadora pedagógica. A Escola Municipal Elizabeth Johnson teve origem a partir da iniciativa da Igreja Batista do Sobradinho em oferecer um ensino primário aos filhos dos membros da igreja e a comunidade em que estava inserida. No dia 07 de outubro de 1992, reunidos, o Exmo prefeito Municipal de Feira de Santana, o doutor Colbert Martins da Silva e o Presidente da Igreja Batista do Sobradinho, o Pastor Antônio Fernandes de Melo, resolveram firmar um convênio afim de que a escola pudesse ser instalada no prédio da igreja e mantida pela prefeitura.Denominou- se então Escola Municipal Elisabeth Johnson no intuito de homenagear uma missionária batista que dedicou sua vida a educação de crianças e a formação de jovens pastores. Filha do casal de missionários norte- americanos Ernest e Janette Brasley Jackson, Elisabeth nasceu em Santa Rita de |Cássia, no interior da Bahia no dia 25 de dezembro de 1904, residiu em Valença e em Santa Rita do Rio Preto.

        Elisabeth casou- se com o Dr. Robert Elton Johnson, após o casamento passou uma temporada residindo nos EUA. Em 1934 voltou ao Brasil e iniciou um trabalho de evangelização fundando o colégio americano batista. Em 1939, transferiu- se para Vitória do Espírito Santo onde trabalhou com crianças e senhoras no coral da primavera da igreja batista, foram para o Piauí onde desenvolveram um trabalho de evangelização, educação e assistência social. Voltou a Bahia, onde inicialmente se instalou em Itabuna e depois em Feira de Santana onde implantou o instituto bíblico batista do nordeste que hoje é seminário teológico batista do nordeste no bairro sobradinho.

        Elisabeth Johnson tornou- se notável professora por lutar uma sociedade mais justa e harmônica. Em reconhecimento a dedicação de Elisabeth Johnoson no propósito de evangelizar e educar, é que a igreja batista do sobradinho resolveu homenagear- lá, denominando a escola que iria abrigar em suas instalações, como EMEJ, na Rua Humaitá n 80, sobradinho .

A escola começou a funcionar em 21 de fevereiro de 1993, tendo como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Iniciou com seus cursos de 1 a 4 série do 1º grau, com alunos de 7 a 14 anos de idade nos turnos matutino e vespertino e alunos de 15 anos a cima no turno noturno com a EJA.

        A primeira Diretora foi a professora Rosita da Silva Souza, que trabalhou para a implantação da escola. Após sua aposentadoria, assumiu a direção da escola Maga Luciana C. dos Santos Silva e Ivete Freitas Braga como vice- diretora em julho de 2003. Com o crescimento da escola nos três turnos, o espaço se tornou inadequado para o seu funcionamento. Sendo assim, em 2004 a escola  foi transferida para um espaço alugado na rua Úrsula Martins caratino nº 85 sobradinho. Mas o prédio não era adequado, pois tinha salas pequenas, sem instalação e sem iluminação, problemas hidráulicos e elétricos e espaço físico reduzido para a recreação da crianças. Então com o pedido da comunidade o Dr. Tarcizio Pimenta resolveu ceder o espaço onde antes funcionava o C. E. C. (Centro de Educação Complementar Dom Silvério Albuquerque), para as instalações da escola, em 18 de maios de 2010 a escola passou a ter a sua sede própria que funciona na rua liberdade, s/n no bairro baraúnas e passa também a funcionar com ensino fundamental de nove anos do primeiro ao quinto ano através da resolução nº 003/08 D. O. de 30 /12/2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com