TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mesas na Antiguidade e nos dias de hoje

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

O padrão da etiqueta vem mudando ao longo do tempo. Em vários detalhes de um evento pode se notar as mudanças.

Em se tratando de objetos que compõe a mesa de jantar, por exemplo, como a fileira de copos surgiu no início do século 20 com uma família de vidreiros, a Riedel. O costume do uso dos talheres surgiu em meados do século 19, como forma de obrigar a todos a serem destro. Já o guardanapo, conhecido antigamente como lenço anti sujeira, acredita-se que foi criado por Leonardo da Vinci no século 15, época em que era serviçal de cozinha. A comida era servida de uma só vez, demonstrando fartura, mas em 1810 um príncipe russo apresentou a corte francesa o serviço com um prato por vez, e a ideia foi estabelecida pelo cozinheiro Carême em 1833. Ai surgiu os diferentes tipos de louças.

As mesas antigamente eram postas de forma simples, o garfo e acolher permaneciam sempre ao lado do prato e o copo em frente ao prato. As classes menos favoráveis, usavam toalhas muito simples, pratos e copos eram feito de esmaltes, alguns alimentos como pão, broa eram colocados soltos sobre a mesa sem qualquer proteção. E muitos usavam os próprios panos de prato como guardanapo.

Mas com o tempo tudo muda. Hoje notamos sobre as mesas copos de cristais, pratos de porcelana, uma grande variedade de talheres, guardanapos de papeis, de pano e uma infinidade de modelos.

Na verdade esse costume de por a mesa, sempre existiu, mas o que podemos notar é que este fato vem fazendo parte de nossas vidas com mais frequência e com mais estilo. Hoje na maioria dos eventos e lugares que frequentamos nos deparamos com mesas muito bem postas e isso faz com que buscamos a nos atualizar, e encaixarmos melhor nos padrões das etiquetas, para nos portarmos de forma correta em eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com