TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa em Educação

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

AD1 - 2018/2

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa em Educação

Coordenação: Profa. Ms. Anelize Reynozo

Professor Tutor: André Nogueira

 

Prezados (as) alunos (as):

Esta é a sua primeira Avaliação a distância de Metodologia da Pesquisa em Educação.

Nosso objetivo, com esta avaliação, é ajudá-lo dialogar com os conceitos trabalhados até aqui, pensando na construção de um projeto de pesquisa.

1) Comente a citação abaixo de Rubem Alves, em seu primeiro capítulo do livro "Filosofia da Ciência", desconstruindo a oposição, ainda hoje fortemente estabelecida, entre o chamado senso comum e o denominado pensamento científico, especialmente se consideramos o campo da pesquisa em educação. (valor: até 3,0 pontos) 

A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum”. 

         O senso comum e a ciência são métodos usados como forma de se compreender melhor o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Obviamente existe diferença entre o conhecimento técnico/especializado e aquilo que as pessoas deduzem dos fatos.

As pessoas tendem a tirar conclusões sobre um acontecimento que se repete e muitas vezes estas não são verdadeiras, baseia-se no “achar que é assim” e isto é o senso comum; o achar sem provas, sem investigação. Senso comum é a vivência no cotidiano daquilo que você passou a conhecer através das pessoas mais velhas, sem ter nada comprovado apenas vivenciado. Em contrapartida, o conhecimento científico para ser denominado tal deve ser provado, testado corretamente. O que o torna aceitável. Porém isto não significa que seja imutável (pois acontece das descobertas científicas serem superadas por outras que vêm depois) mas pelo menos elas tem a garantia de serem estudadas profundamente o que não acontece com o senso comum.

A aprendizagem se resume na manutenção e modificação de capacidades ou habilidades já pertencentes ao aprendiz. A característica do conhecimento científico é a de ser metódico e somente nesse sentido é que o grau de complexidade do conhecimento científico é diferente do saber ensino-aprendizado. A produção do saber refere-se à investigação científica; a apropriação do saber refere-se à educação e ao ensino.

2) O autor Christian Laville afirma que : “a pesquisa não é complicada” e que o “essencial em pesquisa é saber delimitar um bom problema e inscrevê-lo num quadro de referência bem elaborado”. 

 

No entanto, antes mesmo de delimitar um problema de pesquisa, pedimos que pense em um tema de seu interesse (lembrando que ele será amadurecido nas disciplinas TCC1 e TCC2) e faça uma breve busca no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/)

 

Relembrando a definição de Tema: Explica ao leitor o que se deseja investigar concretamente, enquadrando-o em uma área de interesse e estabelecendo um recorte específico do que se pretende pesquisar. Com base nisso:

 

  1. Qual tema gostaria de explorar em seu trabalho de final de curso? Fale brevemente sobre ele. Por que o escolheu? O que o motiva? (valor: até 1,75 pontos)

O tema escolhido por mim para ser explorado no TCC é “A importância do brincar na Educação Infantil”. Na escola onde trabalho, vejo a importância das brincadeiras no desenvolvimento e no aprendizado das crianças, quando são usados métodos mais dinâmicos nesse processo. O que me motivou na escolha é a satisfação no olhar da criança e do professor quando esses métodos são realizados e alcançam o objetivo proposto.

b) Apresente aqui 05 (cinco) artigos que tenha encontrado no Google Acadêmico sobre seu tema. Guarde esses textos com você, pois precisará para construir o seu projeto de pesquisa. (valor: até 1,75 pontos)

1º Artigo –

Título: A importância do brincar na Educação Infantil

Autores: Aline Fernandes Félix da Silva

              Ellen Costa Machado dos Santos

2º Artigo –

Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O lúdico como estratégia educativa

Autores: Bruna Alessandra Silva Lima

3º Artigo –

Título: O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico

Autora: Fabiane das Neves Fantacholi

4º Artigo –

Título: A Importância do Brincar na Educação Infantil: A Experiência do PIBID - PEDAGOGIA/UEL na Brinquedoteca

Autores:  Ana Claudia Fernandes Lopes

               Emily Francisco Leandro

               Viviane Apª Bernardes de Arruda

               Anilde Tombolato Tavares da Silva

5º Artigo –

Título: A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos

Autora: Jadiane Cristina Lobo

Algum referencial teórico (autor) comum a todos os cinco (05) artigos? Escreva aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (300.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com