TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de estudo e de pesquisa

Seminário: Metodologia de estudo e de pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Seminário  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 50h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o autoestudo.

R: -Criar um ambiente tranquilo com iluminação para estudos

-organizar-se para estudar todos os dias, pois na EAD o aluno faz a construção do seu conhecimento e para ter um resultado positivo

-precisa ser esforçado e ter determinação,

-procurar ser independente o máximo nas respostas das questões,

-utilizar dos meios de pesquisas, apostila, internet, biblioteca do polo, etc.

2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.

R: Mito: São narrativas geralmente feita por alguém de confiança da família, muitas vezes acreditamos pois a pessoa que faz a narrativa diz já ter vivido ou conhecer alguém que já viveu, conforme sua cultura, tenta explicar como as coisas eram ou tinham sido num passado imaginário ou longínquo, algo que acredita-se mais não é verdadeiro. Exemplo: Os mais antigos dizem que quando você esta com a orelha esquerda quente (que eles dizem queimando), é sinal que tem alguém falando mal, eles ensinam a morder a gola da camisa três vezes e a pessoa que esta falando mal, na mesma hora irá morder a língua.

Filosofia: Se preocupa em explicar como ou porque as coisas realmente são, sem contradições, fabulações e coisas incompreensíveis, filosofar é uma reflexão madura, troca de ideias, para refletir em meio a sociedade e trocar opiniões.

3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

R: Senso comum: É o conhecimento adquirido pelas pessoas através de suas culturas, tradições, geralmente passado de pai para filho, onde não há comprovações cientificas, somente relatos de indivíduos que passaram ou ouviram falar, fatos que passam de geração para geração, tende a ter mais erros que o conhecimento cientifico pois não existe uma preocupação para atestar a veracidade e se deixando influenciar por crendices. Exemplo: os remédios e erva que muitas vezes tomamos para curas de dores e nunca sabemos um conhecimento comprovado dos benefícios.

Conhecimento cientifico: a ciência surgiu da necessidade do ser humano de saber como as coisas realmente acontece, com este conhecimento, começamos a entender o por quê de vários fenômenos naturais, através de estudos, teste pesquisas para chegar a uma comprovação, esse conhecimento se bem utilizado é muito utíl para a humanidade, a ciência utiliza de métodos rigorosos e atinge um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo.

(http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-cientifico)

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com