TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Midias na Educação e a Prática Docente

Por:   •  10/5/2015  •  Artigo  •  6.976 Palavras (28 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 28

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Mara Regina Belloni Duarte

Especialização em Mídias na Educação

E-mail: maraduarte2@hotmail.com

UNICENTRO

Margareth de Fátima Maciel

Orientadora Professora Doutora em Educação

UNICENTRO

E-mail: margamaciell@gmail.com

Resumo

Neste artigo estão apresentados estudos bibliográficos e os resultados da análise da observação de uma prática pedagógica, nos quais consta uma reflexão a respeito da utilização dos recursos tecnológicos de forma significativa, criativa e inteligente, sob o ponto de vista de como a utilização de ambientes virtuais e colaborativos, especificamente o blog, contribuem para a melhoria do ensino e aprendizagem, ou seja, como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), podem auxiliar não apenas à educação, mas também, à sociedade em geral. Nesse contexto se insere o papel do professor. Fez-se, então, a análise da prática pedagógica na escola que, apesar de todo o avanço cultural e tecnológico, ainda conserva uma metodologia mais conservadora. O que fez levar à reflexão sobre o que é ser professor na atualidade, questionando a formação inicial e continuada, a dificuldade de trabalhar com as novas tecnologias, quais recursos utilizam em suas aulas, qual a utilidade do computador no cotidiano, quais momentos o computador é utilizado em sala de aula, quais as mudanças de aprendizagem percebidas nos alunos com o uso do computador nas aulas. Os resultados apontaram que o blog é uma ferramenta que incentiva os alunos a aprenderem, mas exige do professor conhecimento e técnica para utilizá-lo adequadamente.

Palavras-Chave: Tecnologia educacional, prática docente, blog, ambiente virtual. 

Abstract

In this article bibliographical studies are presented and the results of the analysis of the practical comment of one pedagogical one, in which a reflection regarding the use of the technological resources of significant form consists, creative and intelligent, under the point of view of as the virtual and colaborativos environment use, specifically blog, contributes for the improvement of education and learning, that is, as the use of the Technologies of Information and Communication (TICs), they can assist not only to the education, but also, the society in general. In this context if it inserts the paper of the professor. One became, then, the practical analysis of the pedagogical one in the school that, although all the cultural and technological advance, still conserves a methodology more conservative. What it made to lead to the reflection on what is to be professor in the present time, questioning the initial and continued formation, the difficulty to work with the new technologies, which resources use in its lessons, which the utility of the computer in the daily one, which moments the computer are used in classroom, which the perceived changes of learning in the pupils with the use of the computer in the lessons. The results had pointed that blog is a tool that stimulates the pupils to learn, but demands of the professor knowledge and technique to use it adequately.

Key-words: Educational technology, practical professor, blog, virtual environment.

  1. INTRODUÇÃO

Na atualidade, ainda é muito comum deparar-se com uma escola fundamentada no tradicionalismo curricular e tendo o professor como figura central dos processos de ensino-aprendizagem, aquele que tudo sabe e transmite, monologando, seus conhecimentos, o que faz concordar com a caracterização de Lévy (1993, p.08) quando cita que "[...] a escola é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no falar-ditar do mestre".

Diante disso, é apresentado à educação o desafio de mediar o espaço entre aluno e ambiente, uma vez que este se encontra envolto por máquinas que interferem na mente e na imaginação das pessoas.  Então, toma corpo mais um papel da escola, democratizar o acesso às tecnologias mais sofisticadas e também, estimular, dar condições e preparar os estudantes para a apropriação tecnológica de forma crítica e ativa. Para que essa perspectiva inovadora ocorra, algo que se considera indispensável agora e no futuro, faz-se necessário traçar novos rumos para a formação do professor, já que tal formação pode proporcionar a melhoria da qualidade da escola. O que pode ser efetivado se, cada vez mais, os educadores se prepararem para a utilização das mídias no ambiente educacional.

Neste contexto, importante também é lembrar que os estudantes que hoje se encontram na escola, representam as gerações futuras que irão atuar na sociedade, e esta, sem dúvidas, já requer um novo tipo de indivíduo e de trabalhador em todos os setores econômicos. Portanto, a sociedade a que se denomina “Sociedade da Informação” é a que faz o uso efetivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano. Fazendo com que a educação, o professor e demais organizações, sintam-se pressionados a mudar. A esse respeito Belloni (2005, p.39) afirma que:

As características fundamentais da sociedade contemporânea que mais têm impacto sobre a educação são, pois, maior complexidade, mais tecnologia, compreensão das relações de espaço e tempo, trabalho mais responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade exigindo um trabalho multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situações de grupo, de se adaptar a situações novas, sempre prontas a aprender. Em suma um trabalhador mais informado e mais autônomo.

Por ser um todo, complexo e abrangente, a educação envolve todos os cidadãos, as organizações e o Estado, por isso necessita de políticas públicas e institucionais coerentes, sérias e inovadoras. Diante disso, pode-se dizer que a apropriação e uso das TICs têm sido, a cada dia, mais importante e necessária no âmbito escolar.

Isto posto, o professor, em sua prática pedagógica, não pode mais centrar-se apenas no livro didático, lousa e giz. É fundamental estar “antenado” com as tecnologias além de discernir “como” e “quando” utilizá-las no ensino. É bom lembrar também que, ao se referir às tecnologias, além dos computadores e projetores multimídia, inserem-se, neste grupo, outros recursos tecnológicos, amplos e variados, como os ambientes virtuais de aprendizagem, a televisão, o vídeo cassete, o DVD Player, o retroprojetor, o projetor de slides, mapas, imagens, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (288.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com