TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miito da caverna

Por:   •  16/6/2015  •  Abstract  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ITAPIRA - IESI

CURSO DE PEDAGOGIA

FRANCIELE DE OLIVEIRA BARSOTTINI

RA: 31010002891

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Prof. Roberto Batista de Souza

ITAPIRA

2015

FRANCIELE DE OLIVEIRA BARSOTTINI

O MITO DA CAVERNA

Trabalho da Disciplina de História do Pensamento Filosófico.

Prof° José Antônio Zago

ITAPIRA

2015

O Mito da Caverna de Platão relata três prisioneiros, que ficavam vendo o mundo através de sombras, que eram transmitidas em um quadrado na parede. Esse quadrado, era a entrada da caverna que ficava atrás deles, então tudo oque passava ali atrás na entrada, pessoas e objetos, era transmitido nesse quadrado, e ali eles achavam que era o mundo real para eles.

Assim, é o nosso dia a dia hoje.

Podemos dizer que os homens ali presos na caverna, representa a humanidade, nós hoje. Ficamos focados, ou melhor, somos prisioneiros de certas coisas. Ficamos presos à televisão, internet, marcas famosas, tecnologias etc., e esquecemos que lá atrás de nós, existe um mundo, onde tem violência, pessoas passando fome, prostituição infantil, drogas e muitas outras coisas. Ou seja, ficamos presos olhando o mundo naquele quadrado que passam as sombras, e esquecemo-nos de dar importância a elas.

A caverna é como o mundo em que vivemos hoje, o Planeta Terra. Ele é um mundo limitado, e só conseguimos percebe-lo através dos nossos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição.

As pessoas e os objetos que passavam atrás da caverna, eram os reais, mas os prisioneiros acreditavam que aquela sombra transmitida fosse a real.

Afinal, quem era real: a sombra ou o objeto? O objeto; mas eles acreditavam que a sombra era o real, pelo fato deles passarem a vida toda só olhando aquele quadrado com as sombras, eles acreditavam que aquele era o mundo lá fora.

As pessoas reais representa para Platão, o mundo das idéias, o mundo abstrato e perfeito.

Já o mundo terreno, o qual nós vivemos, é as sombras, são apenas meras imitações desse mundo real das ideias, ou seja, igual nas cavernas, às pessoas são a forma perfeita das sombras.

E há também o mundo exterior, que é aquele mundo as ideias perfeitas, a verdadeira realidade.

Sempre ficamos atentos às coisas que nos interessa, e não damos importância para as coisas que estão acontecendo ao nosso redor. É como se ficássemos presos em uma caverna, olhando para aquele quadrado, e esquecendo-se das sombras lá atrás.

Hoje em dia, por exemplo, ficamos fissurados na internet, tudo gira em torno daquilo, e esquecemo-nos de viver, vivemos só para aquilo, não conseguimos ficar um dia sem que já ficamos estressados. E enquanto isso, lá “fora da caverna”, tem um mundo girando, coisas acontecendo.

Precisamos sair da caverna, assim como os prisioneiros, depois de muita teimosia, saíram.

Precisamos ir viver, deixar de lado certas coisas que acabam não fazendo bem para a nossa vida, só atrasam a cada dia mais e mais, impedindo você de saber o que esta acontecendo lá fora.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com